Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Dimensionamento de Sistema

Dimensionamento de Sistema 09 Ago. 2010 16:16 #1

  • Dromeos
  • Avatar de Dromeos
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Boas,

Tenho estado a tentar arranjar informação/material para executar um pequeno veiculo (250w dc) em que pretendo introduzir um painel solar, e como os meus conhecimentos na área são escassos estou com muitas dúvidas.

1- No caso pretendo integrar um painel policristalino de 230W (Pm), e 29.4V (Vmp). Não sendo a produção homogenea, principalmente por estar muito tempo na horizontal, qual será a tensão ideal para o funcionamento do motor. Estes valores são calculados para 1000w/m2 mas em Portugal podemos ter 3000(?)
e isso vai alterar muita coisa.

2 - Penso usar uma ou duas baterias LiFePo4, que normalmente são usadas com BMS, pode este anular a necessidade do regulador de carga solar?
Efectivamente ví um regulador relativamente em conta que reconhece automaticamente 12/24 ou 48V podendo trabalhar em "terreno positivo ou negativo" e tem modo carga PWM estando disponivel em tres versões, 40 50 e 60A.
Sendo necessário este regulador, é indicado? e qual devo escolher? como se liga em relação ao BMS?

3 - O motor que penso usar é um motor hub, dc brushless de 250w de imans permanentes, no caso. Em que pode implicar a voltagem deste para a possibilidade de regeneração, aquecimento, compatibilidade com baterias e painel solar. Pelo que percebí, a regeneração nos hub-motor não passa de algo residual, pelo que poderia usar um segundo motor com redutor a "travar" nas descidas, tenho um debitará em uso 24v, posso ou não utilizar... O motor-hub que mais facil e rápidamente posso adquirir com/sem BMS é de 48V (250W).

4 - Atendendo ao exposto volto a questionar se o lmotor mais prático é o hub ou um que possa usar um desmultiplicador mecânico para a regeneração? Presumo que um motor AC só se poria em causa lá para os 4 ou 5Kw.

5 - há alguma vantagem em usar duas baterias, uma de cada vez, em que uma está a receber a regeneração e a fazer a potencia e a outra a carregar com o fotovoltaico... e nesse caso podem ter caracteristicas algo diferentes? Sendo a bateria de 36V por ex, o motor poderia ter 24 ou 48V sem inconvenientes ou perdas significativas?

Certamente dá para perceber que por muito que tenha lido, as questões mais básicas ainda não as conseguí discernir... Agradeço toda a ajuda.

Ricardo P

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema