Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Sistema de solar com apoio da rede

Sistema de solar com apoio da rede 10 Ago. 2009 10:41 #1

  • canelas
  • Avatar de canelas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 6
Caros Amigos
Estou a tentar arranjar uma solução para uma questão, que me foi colocada por um amigo, e gostaria da V/ ajuda. A situação é a seguinte :
- Tendo um conjunto de painéis fotovoltaicos gostaria de os ligar a uma fase de alimentação da rede AC da casa, por forma a que se a potência dos painéis fosse suficiente esta fase seria alimentada por energia solar caso contrário a rede pública iria auxiliar para garantir a alimentação desta fase.
Penso que a solução passaria por um inversor com sincronização de fase e um interruptor de transferência comandado por um sistema de controlo. Encontrei uma marca que produz soluções para este tipo de necessidades (Victron Energy), mas os preços são demasiados elevados, pelo que gostaria de saber se alguém tem esquemas ou ideias para resolver o problema.

Um abraço a todos.

Re: Sistema de solar com apoio da rede 14 Ago. 2009 16:41 #2

Boas golega vou ver se entendi bem, você quer usar a energia do painel solar e da rede elêtrica da sua cidade, deve ser isso não e , aqui vai uma sugestão mais barada já deu uma olhada nos paineis eletricos onde se utilizão dijuntures simples nas ligações do quadro elêtrico fazer o arranjo para ficar funcionando manualmente existe no mercado eletrico condiçoes para isto qualque coisa Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;)

Re: Sistema de solar com apoio da rede 15 Ago. 2009 22:10 #3

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
Colega canelas voçê tem uma alimentação de rede em sua casa a 110/220Vac. Voçê tem uma fonte geradora de energia em energis renovavel, tá. Voçê quer quando a corrente electrica baixe entre a renovável. É isto que comprenedo.
Arrange dois contactores de incravamento com as bobines da corrente que usa 110/220Vac.
Em suma quando usa uma corrente não actua o contactor e a corrente respectiva não entra no caso de falha ou de abraixamento da mesma entra a outra, nunca existindo o risco de encontro entre as duas.
Este tipo de trabalho usa-se muito usa-se muito nos sistemas de correntes de alimentação normais e alimentaçãoes de emergência com correntes UPS's.
Nota--montar um alarme visual ou sonoro para as correntes em uso de emergencia.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Re: Sistema de solar com apoio da rede 16 Ago. 2009 08:04 #4

  • canelas
  • Avatar de canelas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 6
Desde já o meu obrigado aos dois pelas repostas.
A minha ideia era a de ter como alimentação normal o sistema renovável e quando este não fosse suficiente teria o auxilio da energia da rede pública.

Re: Sistema de solar com apoio da rede 16 Ago. 2009 14:05 #5

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
Ter, duas alimentações ao mesmo tempo na mesma habitação?
Onde o Sr.está a habitar não conheço as normas de segurança electrica nem de redestribuição. Mas cá em Portugal essas ligações não são permitidas e todas as instalações estão sujeitas a visturia, muito rigorosas.
O que textiluizei foi para uma única alimentação de cada vez e com todos os cuidados de segurança.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Re: Sistema de solar com apoio da rede 17 Ago. 2009 08:20 #6

  • canelas
  • Avatar de canelas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 6
Caro Weblogs,
Em Portugal quando contratamos um fornecimento de energia trifásico temos 3 alimentações em casa (fases), o que eu pretendo é ter mais uma fase, que provém da energia renovável, a ideia é ter esta última fase sincronizada com uma das fases da rede pública, por forma a poder comutar entre elas a alimentação dos aparelhos que tenho em casa. O que pretendo, portanto, é um aparelho que sincronize as fases e faça a comutação da fonte de corrente de renovável para rede pública e vice-versa.

Um abraço.

Re: Sistema de solar com apoio da rede 17 Ago. 2009 22:23 #7

teste estou testando

Re: Sistema de solar com apoio da rede 17 Ago. 2009 22:31 #8

Boas amigos, vai um escalarecimento acho que não tem como você usar dua fases e u neutro porque no caso de falta de energia da rede pode faltar a faseou o neutro ou os dois juntos ai pode da problema,poderia ser melhor usar três chaves bifasica para fazer a jogada e ficar comutando atraves das chaves ora liga rede ora liga o inversor.
Mais ainda se poder usar nobreik de grande porte, pode usar o inversor para sustentar so as bateria e deixa o nobreik fazer a comutação, existe nobreike de grande porte que fazem a distribução eletrica de varios pontos

qualquer coisa

Re: Sistema de solar com apoio da rede 24 Ago. 2009 22:20 #9

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
canelas escreveu:
Caro Weblogs,
Em Portugal quando contratamos um fornecimento de energia trifásico temos 3 alimentações em casa (fases), o que eu pretendo é ter mais uma fase, que provém da energia renovável, a ideia é ter esta última fase sincronizada com uma das fases da rede pública, por forma a poder comutar entre elas a alimentação dos aparelhos que tenho em casa. O que pretendo, portanto, é um aparelho que sincronize as fases e faça a comutação da fonte de corrente de renovável para rede pública e vice-versa.

Um abraço.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Mas tens 1 fase em 220Vac
ou tens 3 fases em 380Vac c/ou s/neutro
uma alimentação cá em Portugal é considerada com 1 fase + neutro
ou 3 fases + neutro ou sem neutro

na protecção ou usas um disjuntor diferencial monofásico
ou um disjuntor diferencial trifásico c/neutro ou s/neutro
Nota: continuas a poder ter uma só alimentação ou monofásica ou trifásica c/ ou s/ neutro

O que leio é que queres uma alimentação normal com 1/ ou 3 fases, mais uma fase tua, certo?

Tudo o que comento são regras e normas seguidas cá em Portugal.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema