Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: carro energia solar

carro energia solar 08 Fev. 2008 20:39 #1

construi um carro a energia solar o carro no seu total pesa 800gramas tenhos dois paneis cada um com 200g e 7.4V ligados em paralelo e um motor de 9V.. neste momento tenho o seguinte problema o carro apresenta mais 400g do q o q devia logo os paineis nao conseguem mover o carro.. nao consigo tirar mais peso ao carro..

que soluçoes tenho?

Nao queria utilizar uma pilha para armazenar bateria.. Posso usar um condensador ? Sei que o carro com 800g consegue se mover bem com uma pilha de 9V mas queria evitar usar uma pilha para armazenar energia


alguma sugestao?

Re: carro energia solar 08 Fev. 2008 21:26 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Resumindo... não temos corrente necessária para alimentar o motor, vamos ter de armazenar de alguma forma... sem pilhas torna-se complicado.

Re: carro energia solar 08 Fev. 2008 22:48 #3

  • Bob_ToG
  • Avatar de Bob_ToG
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Opa!!

Sem pilha complica...mas quais baterias vc esta usando? quantas?

Re: carro energia solar 09 Fev. 2008 16:34 #4

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
se queres que o carro se mova sem teres que usar pilhas, então terás que usar mais paineis solares, deves ter em conta que os paineis devem fornecer uma potencia igual ou superior à potencia consumida pelo motor, certo?
sem usares pilhas tens o problema de o carro só trabalhar com sol,
perguntas se podes usar um condensador? não acho boa ideia, porque o condenador armazena quantidades muito pequenas de energia, em comparação com as pilhas, e descarregaria logo muito rapidamente.
alguem me corrija se eu estiver enganado!
espero ter ajudado nalguma coisa

Re: carro energia solar 21 Fev. 2008 23:17 #5

  • zluis
  • Avatar de zluis
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 1
Boas, sou novo no site e no forum.
Á partida vejo 3 hipoteses: aligeirar o carro, aumentar o numero de paineis ( o que tornará o carro ainda mais pesado), usar um supercap.
Acho que o melhor será tentar um supercap, é um condensador similar aos outros a nivel de tamanho mas tem uma capacidade enorme, tipo 1000Farads e coisas assim do genero. Ainda nunca trabalhei com nenhum mas sei que na Elektor de há alguns anos saiu um artigo sobre eles. No site da Farnell ou da RS (www.rsportugal.com) pode encontrar fichas tecnicas e preços.
Zé Luís.
(Em directo dos Algarves.)

Re: carro energia solar 06 Fev. 2010 22:05 #6

resolvo seu problema, tenho carrinhos deste a venda por 99 reais montados com apenas um painel bonitos...
tenho video e foto Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema