Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: ALTERNADOR PARA RODA D'AGUA

ALTERNADOR PARA RODA D'AGUA 22 Jun. 2009 02:22 #1

OLÁ!!
TENHO UMA RODA D'AGUA INSTALADA EM UM CÓRREGO AQUI NO SÍTIO. GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR UM ALTERNADOR NELA PARA MANTER UMA BATERIA DE 12 V E 70 AMPERES EM FUNCIONAMENTO. QUE TIPO DE ALTERNADOR DEVO USAR? ELE PODE FICAR LIGADO NA BATERIA DIARIAMENTE? NÃO IRÁ SOBRECARREGÁ-LA? ALGUÉM TEM ALGUM ESUQEMA DISPONÍVEL OU PODE CRIÁ-LO PARA MIM? AGRADEÇO A ATENÇÃO DE TODOS.

Re:ALTERNADOR PARA RODA D'AGUA 30 Jun. 2010 15:36 #2

  • Fab_Lou
  • Avatar de Fab_Lou
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • Curso de Electricista Industrial e Habitações
  •   
  • Mensagens: 114
Boa tarde...

Sim é possível e não e difícil. dependendo da utilização da bateria em questão que suponho ser de chumbo/ácido (como as de carro) pode fazer um circuito não muito complexo para carregar sua bateria.
Se não pretender utilizar mais do que 4 ou 5 A continuamente o alternador terá de ter capacidade de 6A mais ou menos para ter capacidade de alimentar o circuito e ao mesmo tempo conseguir carregar a dita bateria para que quando o alternador estiver parado a bateria ter energia de reserva para alimentar o circuito pretendido. o alternador nuca poderá ser ligado a bateria directamente porque tal com o nome indica (Alternador) produz corrente alterna que terá de ser reedificada com uma ponte reedificadora antes de poder ser usada na carga da bateria. Alem da ponte de díodos (Reedificadora) a aconselhável que utilize um circuito que controle a carga da bateria circuito esse que pode ser construindo ou adquirido em lojas da área ou de energias renováveis. Se estiver interessado disponibilizo-me para desenhar esse mesmo circuito.
:) Comprimentos
Fábio Lourenço
Fábio Lourenço

Re:ALTERNADOR PARA RODA D'AGUA 30 Jun. 2010 16:01 #3

  • Fab_Lou
  • Avatar de Fab_Lou
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • Curso de Electricista Industrial e Habitações
  •   
  • Mensagens: 114
Para colocar também a alimentação a 230V com o inversor e conveniente colocar uma bateria de maior capacidade.
Fábio Lourenço

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema