Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Regulador de tensão para aerogerador

Regulador de tensão para aerogerador 23 Set. 2007 22:48 #1

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
Olá, alguém sabe onde posso arranjar um esquema de um circuito de um regulador de tensão de vários ampéres (quantos mais melhor), para um aerogerador caseiro de corrente continua com o objectivo de carregar baterias de 12V. Gostava de encontrar um (se possivel) que não subcarregasse a bateria depois de ela estar totalmente carregada, a fim de não diminuir o seu tempo útil de vida. Existe?
Agradeço toda a informação que me possam dar de qualquer regulador!;)

Parabéns a este site é muito interessante:)

Re:Regulador de tensão para aerogerador 23 Set. 2007 23:18 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Parece-me que o pretende é um controlador de carga, ou seja, o objectivo é não carregar as baterias quando as baterias têm carga completa. Existe um circuito no site nesta página

Controlador de carga para gerador eólico

Atenção ao seguinte, alguns controladores de carga funcionam apenas com painéis solares, o principio de funcionamento difere deste tipo de controlador que desvia a carga, os controladores para painel solar podem funcionar com outra concepção.

Energia eólica

Energia solar
Última Edição: 24 Nov. 2015 21:00 por Rui.

Re:Regulador de tensão para aerogerador 23 Set. 2007 23:48 #3

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
Obrigado, mas além do controlador de carga, necessito de um regulador de tensão de modo a ter 12volts e não mais. Penso que sem um regulador de tensão para 12v não posso ligar o aerogerador directamente à bateria, como o vento não tem uma velocidade certa, em determinados momentos com rajadas mais fortes posso vir a ter mais de 20 volts, logo penso que deve ser fatal para uma bateria de chumbo de 12 volts, reduzindo assim a sua vida útil, certo?. Tenho andado a pesquisar pela net esquemas de reguladores de 12v para aerogeradores, mas não tenho encontrado nada.
Obrigado pela vossa atenção.

Re:Regulador de tensão para aerogerador 24 Set. 2007 03:12 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
A tensão nominal de uma bateria carregada é 13,8 V, a sua tensão máxima admissível em carga 2*Vmax/3.14+Vnom
neste caso a tensão o pico máximo de carga não deve exceder 13,8V + 8.78 ou seja 22,5 V aproximadamente.

Uma carga até este valor não levanta grandes problemas, no entanto para evitar picos indesejáveis existem duas formas. A primeira é colocar uma resistência de carga, esta resistência vai produzir uma queda de tensão em função do valor que a bateria necessita para carregar, vai ter perdas elevadas.

Uma outra forma é regular a saída através de um qualquer regulador de tensão com base neste principio de funcionamento

No entanto a melhor opção, se tem valores elevados para uma bateria, coloque duas baterias, assim deixa de ter perdas e aproveita na plenitude a carga enviada pelo gerador.
Se tem um gerador que produz vários amperes há que aproveita toda essa energia e não sujeitar o sistema a perdas por regulação.<br><br>Item editado por: admin, em: 24/09/2007 03:13

Re:Regulador de tensão para aerogerador 24 Set. 2007 23:26 #5

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
Parece-me ser um circuito bastante economico e simples devido ao numero reduzido de componentes.
Se eu usar o transistor 2n3055 será uma boa escolha, ou há algum mais indicado? quanto à voltagem do zener que valor devo usar? quanto à resistencia posso usar uma variavel, de modo a afinar a voltagem na saída do transistor?
Obrigado.
Desculpa tantas perguntas, eu ando a pesquisar que é para quando eu meter mãos à obra, saber o que fazer e como fazer.
Mais uma vez, Muito Obrigado:)

Re:Regulador de tensão para aerogerador 08 Out. 2007 04:00 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Qualquer transistor funciona, se estiver correctamente polarizado, mas atenção, o transistor tem de suportar a corrente que vai circular e vai libertar as perdas sobre a forma de calor.
isto tem dois inconvenientes, vamos perder muita energia nesta transformação.
O rendimento baixa substancialmente.
A melhor solução é usar elementos de baterias que suportem o pico máximo que o gerador pode fornecer, ou seja, em vez de gastarmos nos componentes para regularmos e ter perdas, gastamos noutra bateria de apoio, isto fará com que o circuito seja bastante mais eficiente.

Re: Re:Regulador de tensão para aerogerador 04 Jun. 2008 00:06 #7

  • Esteves
  • Avatar de Esteves
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 2
admin escreveu:
Parece-me que o pretende é um controlador de carga, ou seja, o objectivo é não carregar as baterias quando as baterias têm carga completa. Existe um circuito no site nesta página

Controlador de carga para gerador eólico

Atenção ao seguinte, alguns controladores de carga funcionam apenas com painéis solares, o principio de funcionamento difere deste tipo de controlador que desvia a carga, os controladores para painel solar podem funcionar com outra concepção.


Para quantos watts dá este esquema ??? eu preciso para mais ou menus 1000 watts
Última Edição: 24 Nov. 2015 21:01 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema