Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Ventos

Ventos 19 Fev. 2008 13:20 #1

Ora viva
Gostaria que alguém me informasse qual o site que me pode esclarecer sobrea velocidade média do vento numa determinada zona. Acontece que tenho um Monte aqui no Alentejo, na zona de Serpa e, segundo me informaram. necessito, para que um minigerador eólico funcione com alguma eficácia, de um vento com velocidade de 10/12 km/segundo. Telefonei para o Inst. Meteorologia, mas é a pagantes! Obrigado.

Re: Ventos 19 Fev. 2008 13:38 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Existe um mapa no site sobre os ventos, no entanto, nem o IM tem dados específicos em relação a localizações pontuais. Existem zonas que pelas suas características, (elevação, diferencial de temperatura em relação a zonas próximas envolventes (barragens, vales etc etc)) podem ter valores diferentes de ventos ao longo do ano e mesmo ao longo do dia.
por exemplo, vamos supor que existe vento térmico apenas durante a noite entre as 21:00 e a 1 AM e o valor médio da velocidade é 10metros/segundo o valor médio da velocidade do vento nesse local é muito baixo, mas a produção nesse horário pode ser suficiente para a instalação.
O valor médio seria de 1,6 m/s.
faça o seguinte, tente arranjar um anemometro e verifique se tem valores acima dos 6m/s durante períodos de tempo e por quanto tempo.
De outra forma o valor médio pode induzir em erro e em função disso não aproveitar o potencial energético do qual pode tirar partido.

Re: Ventos 19 Fev. 2008 15:28 #3

Olá Karma

Obrigado pela sua informação. Já me pus em campo para arranjar um anemómetro. Contudo, penso que para obter uma informação credível seriam necessários muitos dias de registo. Mesmo assim vou tentar. A EDP deu-me um orçamento de 55 000 euros. Como acho um absurdo e como já tencionava optar pelas energias alternativas, aquela verba deu-me mais força, não obstante saber que ao instalar um sistema misto (se tal for possível) eólico/solar, os preços não andarão muito longe dos tais 55000!Como vivo perto de Espanha, vou tentar arranjar empresas que me façam a referida instalação, visto supor, ao que me têm dito, que estas "coisas" são mais baratas do outro lado!
Mais uma vez, muito obrigado.

Re: Ventos 18 maio 2008 10:57 #4

Tenho uma situação idêntica, embora para a zona de Castelo Branco. No seu caso, do que tenho consultado, vai conseguir energia por valor mais baixo que a instalação da rede. Entretanto, quando arranjar o anemómetro, poderia informar-me do preço e onde o comprou? o meu mail é Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Obrigado

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema