Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Fazer um detector de metais

Fazer um detector de metais 16 Dez. 2021 14:52 #1

  • hamn
  • Avatar de hamn
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 46
  • Agradecimentos 1
Pretendo fazer um detector de metais para encontrar uma corrente de ferro enterrada no quintal.
Estimo que a corrente não esteja mais funda que 20cm, e tenha comprimento e grossura de elos suficiente para ser detectada por um detector caseiro.
Tenho umas quantas bobines de desmagnetização que eram usadas nos televisores CRT, e estava a pensar usar um circuito integrado 555 para gerar sinal que depois era aplicado a uma bobine via transístor, e depois usava a outra bobine para "ouvir a resposta" através de uma coluna piezoelétrica
A fonte de energia era uma bateria de 12V , 7Ah para tudo ser portátil...
O que gostava ( mais ) de saber era qual a frequência do sinal a ser gerado...
Anexos:
Última Edição: 16 Dez. 2021 15:06 por hamn.

Fazer um detector de metais 16 Dez. 2021 18:51 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Não aconselho estes tipos de detector de metal para a finalidade que pretende. Terá que realizar um circuito de melhor qualidade.
Este tipo de circuito tem pouca sensibilidade e quanto mais poderá ser funcionar para detectar um tubo metalico numa parede, para detectar algo metalico a mais de 20 cm será dificil. Bobines desse tipo que pretende só se forem de cinescopios mesmo muito pequeno
Última Edição: 16 Dez. 2021 18:53 por Divercentro.

Fazer um detector de metais 10 Fev. 2022 11:07 #3

  • hamn
  • Avatar de hamn
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 46
  • Agradecimentos 1
Estou à nora... Tentei usar um circuito alternativo apenas com uma bobine, partindo do principio que quando ela estivesse sobre a corrente, a indutância subiria o suficiente para a corrente diminuir a ponto de "apagar" o LED. Errei completamente... não sei onde meti água de modo a tentar melhorar o circuito... não sei se foi do projecto da bobine em si, que afinal se resumia a uma única espira rectangular de 1 x 0.8 m ( que pelas minhas contas deveria dar cerca de 1mH... ) de modo a cobrir o máximo de área uma vez que o quintal é grande...
Os díodos são 1N4148, o LED é vermelho 5mm, os condensadores são de cerâmica... onde é que eu errei?
Anexos:
Última Edição: 10 Fev. 2022 11:10 por hamn.

Fazer um detector de metais 10 Fev. 2022 11:23 #4

  • hamn
  • Avatar de hamn
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 46
  • Agradecimentos 1
Pergunta extra: é verdade que a venda de detectores de metais está proibida em Portugal? ( foi isso que me responderam quando perguntei onde podia comprar um )

Fazer um detector de metais 10 Fev. 2022 13:09 #5

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Penso que não está proibido, só se for uma lei muito recente

Fazer um detector de metais 10 Fev. 2022 18:08 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Sim existe legislação em vigor veja este link
Legislação Portugal detetores de metais

esquema detetor de metais

A simples utilização deve estar autorizada pelo IGESPAR

Porém, o igespar apenas atribui licenças para arqueólogos, ou grupos liderados por um arqueólogo, é muito difícil(ou mesmo impossível fora dos grupos de profissionais de arqueologia) conseguir uma licença.
Tenho um conhecido que tinha como hobby de Inverno, correr as praias com um detector(apanhava muitas pulseiras e fios), depois de pagar uma multa, passou a ter outros hobbies de fim de semana.
Última Edição: 10 Fev. 2022 18:17 por Rui.

Fazer um detector de metais 25 Fev. 2022 16:20 #7

  • hamn
  • Avatar de hamn
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 46
  • Agradecimentos 1
Estive a ver o datasheet do CS209A e acho que não vai dar para a profundidade em causa... além do que não ia saber fazer uma bobine de 100uH depois do flop que tive ao tentar fazer a outra de 1mH...

Fazer um detector de metais 30 Jun. 2022 12:35 #8

  • hamn
  • Avatar de hamn
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 46
  • Agradecimentos 1
Problema resolvido; a corrente lá apareceu...

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema