Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Para projectar???

Para projectar??? 02 Set. 2008 20:32 #1

Olá
Eu sou principiante e gostaria de aventurar-me a conceber uns circuitos...
Mas como é obvio, antes de começar, as duvidas caem tipo cascata :unsure: mas eu sou duro :angry: e com a vossa ajuda acho que aguento lol

Eu tenho reparado que alguns circuitos usam 5V, 12V, etc.

Isto é devido à tecnologia aplicada pelo construtor, ou existem vantagens para diferentes situações?

Re: Para projectar??? 08 Set. 2008 02:21 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Comece pelas bases marquito, os componentes e o circuito determinam que tipo e valores de alimentação são necessários, não só os valores de tensão 5V, 12V, 50 V ou seja o que for, mas também um outro conjunto de parâmetros, corrente necessária, tipo de alimentação.

Re: Para projectar??? 08 Set. 2008 17:08 #3

Eu pretendo utilizar ci's da serie 74 (TTL-5V) e queria colocar uns motores de cc, mas só encontro motores de 12V...
Então não tem problema nenhum em colocar as duas tensões (quem diz duas é como diz as necessárias) à saida da fonte de alimentação, e depois usar cada uma onde for necessário?

Muito obriga, neste caso se calhar vou comecar a fazer os esquemas qual o programa mais indicado para iniciantes a nivel de depois poder fazer o layout?
Eu só conheco o orcad, mas eu acho aquilo complicado...:dry:

Many many tanks ;)

Re: Para projectar??? 08 Set. 2008 23:49 #4

orcad não e complicado...e uma questao de pratica e vale a pena o esforço.
Existe varios manuais on line.
Força

Re: Para projectar??? 17 Set. 2008 20:46 #5

  • PASTOR
  • Avatar de PASTOR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 8
boas.
pode perfeitamente utilizar ci's da série 74(5V) e posteriormente motores de 12V cc.Necessita apenas de uma ponte H que tem a propriedade de movimentar um motor cc nos dois sentidos. Para o controlo da ponte poderá utilizar 5 V e depois para a parte de potência utiliza então 12 V.Voce pesquisa informação de ponte H e depois diga algo...
valeu...

PS. Ah!atenção às massas(GND) pois têm que ser comuns senão nada desta teoria funciona.
abraço....

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema