Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Placa de circuito impresso

Placa de circuito impresso 12 Jul. 2008 13:14 #1

  • microfi
  • Avatar de microfi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Olá!
Visitei o tutorial sobre as placas de circuito impresso (clique aqui) e fiquei impressionado com a qualidade alcançada pelo processo, mas permaneci com algumas dúvidas:
- O papel fotográfico mencionado é algum tipo especial para impressoras LASER ou não existe esta diferenciação (LASER/jato de tinta)?
- O "papel normal" é o papel sulfite comum (pois já tentei com o mesmo, sem resultados)?
Obrigado!
Filipe.
Última Edição: 25 Nov. 2015 15:40 por Rui.

Re: Placa de circuito impresso 12 Jul. 2008 14:05 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Mencionado o papel fotográfico, mas pode ser utilizado um qualquer outro papel, aliás, se desligar ou diminuir a parte de fusão do toner com o papel o resultado ainda é melhor, o processo de fusão em copiador ou impressora obtém-se por pressão e temperatura, ou seja, a folha já com imagem é sujeita a pressão e a temperatura, essa pressão e temperatura funde o toner no papel.

Neste caso concreto, com qualquer tipo de papel, se desligar a impressora antes da imagem passar pela parte final de aquecimento e pressão, obtém-se uma imagem de toner não fundida que funciona ainda melhora na transferência para a placa.

Existem diferenças entre os toner, mas de uma forma geral funcionam bem.

Re: Placa de circuito impresso 13 Jul. 2008 00:45 #3

  • microfi
  • Avatar de microfi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Obrigado pela resposta!
Mas não é perigoso o "glossy" do papel fotográfico danificar a impressora LASER, que usa altas temperaturas? Existe algum papel fotográfico específico para impressoras LASER? Alguém já foi bem-sucedido com outro papel (dizem que papel vegetal também funciona)? É fácil retirar o papel da impressora antes de passar pelo rolo fusor?
Obrigado,
Filipe.

Re: Placa de circuito impresso 13 Jul. 2008 02:04 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
As impressoras, sejam jacto de tinta, iónicas, transferência térmica, laser, suportam até determinado tipo de papel em gramas/metro 2, se o papel não exceder este valor não afecta as impressoras.

No caso do papel não absorver o toner (apenas nas lasers) o fusor fica com resíduos de toner, deve-se imediatamente a seguir fazer uma dezena de impressões para limpar esse toner do fusor.

No caso das impressoras de jacto de tinta, se o papel não absorver a tinta, ao passar-mos com os dedos essa tinta sai. deve-se fazer umas impressões, neste caso quase sempre é necessário limpar os os rolos, ou as guias de alimentação que ficam com tinta.

Se o papel não tiver especificações correctas encravará, no caso da impressora laser é o processo que utilizo, obrigo a folha a encravar e fico com a folha já com a imagem da placa de circuito impresso.

O único cuidado especial é não utilizar papel fotográfico para impressoras de jacto de tinta em lasers, esse papel tem cola, o que vai danificar o tambor xerográfico, ou de transferência da laser.
Última Edição: 13 Jul. 2008 02:13 por Rui.

Re: Placa de circuito impresso 13 Jul. 2008 18:50 #5

  • microfi
  • Avatar de microfi
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Obrigado pela resposta!
Vou iniciar a confecção de minhas placas de circuito impresso.
Filipe.

Re: Placa de circuito impresso 15 Jul. 2008 21:58 #6

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Este assunto também me interessa, pois estava a pensar fazer uma caixa com lâmpadas UV para construir placas de circuito impresso. Mas a minha impressora não é a laser, é uma LEXMARK séries 2200 que usa tinteiros nº 17 preto e nº 27 a cores, penso que não dá para o fim pretendido. Será que se eu tirar um fotocópia em papel fotográfico dará resultado?




Bino

Re: Placa de circuito impresso 17 Jul. 2008 23:29 #7

Boas eu tambem faço pcbs mas o meu metodo e diferente eu em vez de folha de papel fotografico uso folha de acetado ou entao folha de revista muito brilhante e resulta experimentem e digam como saiu

Re: Placa de circuito impresso 18 Jul. 2008 01:40 #8

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Vamos esquecer um pouco o papel fotográfico.
As impressoras de jacto de tinta, não servem para fazer placas.
O papel fotográfico não é necessário para esta função, é fundamental que o papel não seja absorvente, no caso de ter uma jacto de tinta pode perfeitamente fazer uma cópia num copiador, alguns copiadores aceitam papel vegetal ou papel de muito baixo peso, tem de ter atenção, os copiadores ampliam ligeiramente a partir do original, em alguns a ampliação pode ser de 2-3 mm, esta ampliação pode dar-se na parte de transferência xerográfica, antes do tambor, ou na área da fusão, quando aquece e funde o toner com a folha.

Fiz um teste com uma impressora tecktronics de tinta térmica, funciona ainda melhor que o toner das lasers, utlizam este processo apenas as tecktronics 850-860 XEROX. Aqui mais uma vez antes da folha chegar ao fusor parei a impressora, e com o ferro de engomar ( este já é mais ferro e fazer placas que outra coisa) fundi a impressão na placa de cobre.

Se utilizarem fotocópia podem usar o mesmo processo, parar a folha antes dos fusores de aquecimento e pressão, têm de ter cuidado ao transportar a folha porque o toner fica solto em cima da folha.

Re: Placa de circuito impresso 19 Jul. 2008 20:44 #9

  • Void
  • Avatar de Void
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 1
Boa Tarde

Existe alguma maneira de recriar uma ligação?
tenho uma ligação com menos de 1/4 de milímetro, já tentei soldar mas e muito pequena e queria religar o microfone.

Re: Placa de circuito impresso 20 Jul. 2008 10:19 #10

Boas podes dizer que programa usas para desenhar os circuitos se for o protel DXP eu sei como fazer

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema