Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Iluminação

Iluminação 10 Jul. 2008 10:52 #1

  • mqdias
  • Avatar de mqdias
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 15
Bom dia,

Gostaria de colocar algumas questões em relação ao tema da luminotecnia.

1) Já procurei informação na net mas não encontrei esclarecimente exacto para a minha dúvida de leigo na matéria: o que são balastros electrónicos? Para contabilizarmos a energia gasta por uma luminária, conta-se apenas a potência da lâmpada ou também entra en linha de conta a pot. do balastro?

2) Alguém me pode sugerir um caminho a seguir para me introduzir no mundo da luminotecnia: cursos, documentos,sites, etc.

Precisava de um pouco de luz na minha cabeça.
P.f. ajudem-me.


Muito obrigado pela atenção!

Re: Iluminação 10 Jul. 2008 11:18 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Balastros electrónicos são dispositivos que colocam as lâmpadas com gás (não só as fluorescentes, mas também as de vapor de mercúrio, e vapor de sódio) a acender não por por ionização em tensão mas sim por ionização em frequência, ou seja, a fonte de luz (ionização do gás no interior) é efectuada por uma oscilação em frequência e não como no balastro convencional em tensão.

Incluem-se neste grupo as lâmpadas economizadoras, que não são mais do que lâmpadas fluorescentes com um balastro electrónico.

Estão a ser detectados alguns problemas em circuitos externos, tvs, circuitos de áudio mesmo em circuitos de emissão e recepção de infra-vermelhos por interferências com origem nestes dispositivos.

A energia consumida por uma luminária é a total, e o balastro e sua qualidade é o responsável por uma grande percentagem do consumo, nos balastros convencionais é comum existirem perdas muito elevadas.

A ideia de que uma lâmpada fluorescente é económica, é errada, é económica para a luz que dá, não para o consumo, uma lâmpada de 2 metros com balastro magnético (convencional) chega a consumir 250W, substituindo o balastro convencional por um electrónico, o consumo é de apenas 15-20% e a luz produzida muito superior (esta economia varia em função da qualidade do balastro electrónico), para além de outras vantagens, acende logo.

Na net não existe muita informação sobe esta área, espero poder incluir neste site alguma informação.

Re: Iluminação 10 Jul. 2008 11:35 #3

  • mqdias
  • Avatar de mqdias
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 15
Muitíssimo obrigado pela resposta. Penso que já fiquei esclarecido.
No entanto, gostava de fazer uma pergunta de um caso concreto: quando se faz referência a uma luminária e se diz que que tem balastro electrónico e possui 4 lâmpadas de 55 W,como poderei considerar o seu consumo, já que pelo que percebi teremos de adicionar a pot. do balastro?

Essa potência do balastro, se for elevada, não implica apenas um consumo momentâneo no momento em que se acende? Se sim, no caso de aplicações em edifícios de serviços este valor é desprezável, já que apenas se acendem 1 vez por dia...estarei correcto?


Mais uma vez obrigadíssimo.

Re: Iluminação 10 Jul. 2008 11:50 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Não é assim, apenas o starter, arrancador nos balastros convencionais, consome apenas no arranque, isso é desprezível em termos de consumo. todos os outros têm um consumo de funcionamento, se abrir uma luminária convencional depois de funcionar algum tempo, os balastros estão quentes, e muito quentes se forem de baixa qualidade, é nessa área que existe o consumo mais elevado. Nos balastros electrónicos também existe consumo, mas bastante mais reduzido, isto porque o consumo é feito pelo circuito oscilador, nenhum conjunto apresenta valores que possam ser calculados, normalmente obtêm-se resultados medindo, dependendo do fabricante, os consumos variam muito nos balastros. no caso dos balastros electrónicos a potência consumida pelo conjunto (lâmpada +balastro) é quase sempre inferior ao valor do consumo das lâmpadas, ou seja, se a lâmpada é de 55W ( este valor é dado pelo consumo com utilização convencional) com balastro electrónico o consumo é inferior, mas para ter dados exactos e no caso de se pensar em utilizar muitas lâmpadas, o único processo que conheço que permita tirar o melhor partido, é adquirir dois ou três balastros diferentes (fabricantes diferentes) e medir directamente, convém referir que nos primeiros minutos, a luminosidade é mais baixa atingido o ponto de funcionamento ao fim de alguns minutos 4-5 normalmente.

Re: Iluminação 10 Jul. 2008 12:06 #5

  • mqdias
  • Avatar de mqdias
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 15
Excelente!!!
Muito obrigado pelo esclarecimento e parabéns pela clarividência do mesmo.

Acho que fiquei adicto deste fórum com esta minha 1ª experiência.:lol:

Obrigado!

Re: Iluminação 10 Jul. 2008 15:16 #6

  • mqdias
  • Avatar de mqdias
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 15
Bom,

Aproveito o tema para perguntar outra coisa dentro do âmbito da iluminação.
Existe algum software 3D que dê para colocar os pontos de luz e ter uma ideia visual do que se pode esperar em termos da dispersão e intensidade de luz? Não estou à procura de software que faça o estudo luminotécnico especificamente, mas uma ferramenta visual que se possa utilizar para dar uma ideia da instalação.

Obrigado mais uma vez.

Re: Iluminação 03 Jun. 2009 11:45 #7

Gostaria de tirar uma dúvida.

Consta que uma lampada fluorescente gasta muito ao arrancar. Diz-se que é preferivel, e que gasta menos, deixar essa lampada ligada durante 2 ou 3 horas do que liga-la e desliga-la 5 ou 6 vezes seguidas.

Então, caso seja verdade, numa garagem em que a iluminação e efectuada por lampadas fluorescesnte e estas ligadas por intermédio de sensores, compensa nas horas de ponta ter a luz permanentemente ligada?

Obrigado

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema