Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: emissor receptor de infra vermelhos

emissor receptor de infra vermelhos 25 Jun. 2008 11:44 #1

  • bilro
  • Avatar de bilro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 1
Bom dia, precisava de alguma ajuda. Estou a fazer uma trabalho em que estou a utilizar um led emissor que esta ligado ao ne555 que funciona aos pulsos. Por outro lado tenho receptor que recebe o sinal. A minha questao é se utilizando o ne555 dando pulsos para o led emissor preciso de injectar um sinal com o gerador de sinais para chegar ao led receptor ou se é o proprio sinal que passa que vem do ne555 que passa pelo emissor para o receptor e não é presico injectar nenhum outro sinal.
Agradeço desde já a ajuda.

Re: emissor receptor de infra vermelhos 17 Set. 2008 21:10 #2

  • PASTOR
  • Avatar de PASTOR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 8
boas...
tenho conhecimento de um par receptor-emissor de infravermelhos que funciona numa frequência de 33Khz.No datasheet desses componentes já vem a forma de criar essa frequênicia (com 555).É só procurá-los.Acho que existem na farnell e são da sharp.Assim evita interferências.O emissor emite a 33 Khz e o receptor recebe a 33Khz.Simples...tem com eles dó um simples circuito para criar a frequência. Nos o aconselhava a ir para os emissores e receptores normais, tipo leds de 5 mm.são mauito sensíveis à luz e outras radiações.
valeu.
abraços...

Re: emissor receptor de infra vermelhos 19 Set. 2008 16:11 #3

Não há nenhum receptor/emissor num só? Eu tenho um num carrinho mas não sei o nome... Aquilo tem um emissor e um receptor no mesmo quadradinho... Alguem sabe o que é?

Re: emissor receptor de infra vermelhos 19 Set. 2008 21:41 #4

  • PASTOR
  • Avatar de PASTOR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 8
BOA NOITE CARO COLEGA.
EU CONHEÇO ESSES EMISSORES/RECEPTORES NO MESMO ENCAPSULAMENTO.
O FABRICANTE VISHAY APRESENTA MUITAS E VARIADAS SOLUÇÕES.POR EXEMPLO, A SÉRIE TCST XXX.EIS UM LINK PARA CONSULTA.SEI QUE HÁ COM RANHURA E SEM RANHURA. CREIO QUE O FABRICANTE SHARP TAMBÉM DOMINA NESTE CAMPO.
CUMPRIMENTOS...
www.digchip.com/datasheets/parts/tc/parts_tc45.php
Última Edição: 19 Set. 2008 21:42 por PASTOR.

Re: emissor receptor de infra vermelhos 22 Set. 2008 12:37 #5

E qual deles é que dá para ligar ao PIC 16F84? Eu queria ligar sensores desses a uma entrada do PIC com sinal 0 quando não detecta presença e 1 quando detecta presença

Re: emissor receptor de infra vermelhos 24 Set. 2008 23:42 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Os que conheço são infrared transceiver e nãp lhe vão fornecer o sinal 0 ou 1 se está a receber ou não.
vão fornecer um sinal Ir correspondente ao sinal .

Para usar com a pic teria que detectar através do seu programa ou usar hardware auxiliar de emissão e recepção.

Veja por exemplo o HSDL-3000 ou hsdl1001 .

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema