Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: sensor temperatura

sensor temperatura 02 Jun. 2008 18:48 #1

boas pessoal!

gostava que me ajudassem num circuito para a minha cadeira de instrumentação pois o meu professor disse que o esquema que eu escolhi tinha uma caracteristica especial e eu ainda nao descobri qual, so sei que conforme varia a temperatura assim varia o valor da corrente e tambem nao percebo muito bem o que faz o lm317, aqui esta o esquema espero que me possam ajudar:


cumps
ps:espero que tenha postado no topico correcto!!:(
Última Edição: 02 Jun. 2008 18:50 por nandoice.

Re: sensor temperatura 02 Jun. 2008 20:57 #2

Boa noite colega
Este circuito é um conversor temperatura/corrente. Ele tem a particularidade de converter a temperatura de 0 a 100º numa corrente que varia na gama de 4 a 20mA que poderão ser medidos ligando um miliamperímetro DC nos terminais Loop+ e Loop-.
O componente LM317 é um regulador de tensão para que o circuito seja alimentado por uma tensão constante. Se assim não fosse os valores medidos variariam não só em função da temperatura como tambem do valor da tensão de alimentação. O semicondutor LM35 é o sensor de temperatura.
Espero ter sido útil.
Cumprimentos

Re: sensor temperatura 02 Jun. 2008 21:39 #3

ou seja o lm317 serve para que a tensao seja constante, mas se ligar um fonte de 9v a fonte nao produzira 9v constantes é isto que queres dizer?

Re: sensor temperatura 02 Jun. 2008 22:42 #4

Claro que para obtermos uma tensão constante de 9V na saida do regulador teremos de ter uma tensão de valor superior na entrada. Esses valores podem ser obtidos no "datasheet" do LM317.
Cumprimentos

Re: sensor temperatura 02 Jun. 2008 23:18 #5

Claro que para obtermos uma tensão constante de 9V na saida do regulador teremos de ter uma tensão de valor superior na entrada. Esses valores podem ser obtidos no "datasheet" do LM317.
Cumprimentos

Re: sensor temperatura 02 Jun. 2008 23:56 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Apenas olhei um pouco em diagonal, a particularidade do circuito é que o LM35 é um sensor de temperatura que funciona medindo a temperatura e convertendo em tensão, a corrente é constante. A utilização com o transístor de apoio faz com que o consumo varie permitindo a leitura do consumo, porque a polarização do transístor varia alterando a corrente de colector. A particularidade deste circuito é essa mesma utilização, um sensor de medição em tensão em que vamos ler a corrente.

Não vi ao pormenor, no entanto vou colocar o datasheet do lm35 onde vários circuitos de aplicação podem ser verificados com os respectivos gráficos de apoio

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: LM35.pdf
Tamanho do Ficheiro: 311012

Re: sensor temperatura 03 Jun. 2008 09:31 #7

obrigado pela ajuda, vou dar uma leitura no pdf

Re: sensor temperatura 03 Jun. 2008 15:11 #8

a questao do regulador de tensao é estabilizar a tensao para que possamos usar a corrente para calculo da temperatura, estarei correcto?

"um sensor de medição em tensão em que vamos ler a corrente."
mas o sensor nao recebe uma temperatura que depois transforma em corrente?


nao consegui arranjar o regulador de temperatura LM317 mas sim o regulador LM317T uma diferenca significativa é que uma na saida usa 1,5A e outro 2,2A. Haverá alguma diferença entre eles que possa provocar o mau funcionamento do circuito?
Última Edição: 03 Jun. 2008 21:47 por nandoice.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema