Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: leitura em resistores

leitura em resistores 30 maio 2008 22:01 #1

Estou em duvida em relação a leitura a frio em resistores,na placa medindo dos dois lado, as leituras tem que ser iguais?
Como saber a posiçao para se colocar na placa do circuito.

Re: leitura em resistores 31 maio 2008 06:31 #2

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
Sim medindo dos dois lados as leituras têm que ser iguais. Quanto á sua posição não tem nada que saber visto serem resistências e por tal não existir polaridades a respeitar, pode-se colocar em qualquer posição.

Re: leitura em resistores 31 maio 2008 09:57 #3

Bom dia.
Desculpem discordar, mas a medição de uma resistencia montada na placa C.I., pode ser influenciada pelos restantes componentes. Se os outros componentes em paralelo foram semicondutores, o valor medido varia conforme a polaridade. Se forem componentes resistivos, embora o valor não altere com a polaridade é influenciado pelo valor dos outros componentes resistivos. Assim para uma medida correcta do valor duma resistencia deve ser "levantada" uma das pontas. Quanto à montagem na placa de C.I. é só uma questão de estética.

Tenham um bom fim de semana

Re: leitura em resistores 31 maio 2008 10:54 #4

mancarra1 escreveu:
Sim medindo dos dois lados as leituras têm que ser iguais. Quanto á sua posição não tem nada que saber visto serem resistências e por tal não existir polaridades a respeitar, pode-se colocar em qualquer posição.
Ola, caro colega,agradeço a ajuda, outra duvida, com o televisor ligado so na tomada, sem a tecla de liga.Posso medir algumas tensoes.

Re: leitura em resistores 31 maio 2008 10:56 #5

almejorge escreveu:
Bom dia.
Desculpem discordar, mas a medição de uma resistencia montada na placa C.I., pode ser influenciada pelos restantes componentes. Se os outros componentes em paralelo foram semicondutores, o valor medido varia conforme a polaridade. Se forem componentes resistivos, embora o valor não altere com a polaridade é influenciado pelo valor dos outros componentes resistivos. Assim para uma medida correcta do valor duma resistencia deve ser "levantada" uma das pontas. Quanto à montagem na placa de C.I. é só uma questão de estética.

Tenham um bom fim de semana
Joerge obrigado pela ajuda, outra duvida que tenho é com o tv ligado so na tomada,sem a tecla de liga.posso medir algumas tensoes,por ex. fontes etc.

Re: leitura em resistores 31 maio 2008 12:12 #6

Pode mas é perigoso para si e para o multimetro se ligar as pontas de prova nos sítios errados(com tensão).
Aconselho a desligar o aparelho e descarregar os condensadores, pois qualquer tensão residual nos mesmos pode alterar as leituras ou danificar o multimetro.

Re: leitura em resistores 01 Jun. 2008 06:46 #7

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
almejorge escreveu:
Bom dia.
Desculpem discordar, mas a medição de uma resistencia montada na placa C.I., pode ser influenciada pelos restantes componentes. Se os outros componentes em paralelo foram semicondutores, o valor medido varia conforme a polaridade. Se forem componentes resistivos, embora o valor não altere com a polaridade é influenciado pelo valor dos outros componentes resistivos. Assim para uma medida correcta do valor duma resistencia deve ser "levantada" uma das pontas. Quanto à montagem na placa de C.I. é só uma questão de estética.

Tenham um bom fim de semana

Pode discordar á vontade, visto a minha explicação ser genérica, tem razão quando diz que a medição pode ser influenciada por componentes semiconductores, aliás a medida das resistencias na placa servem só para um breve despiste, tendo que ser confirmadas, com um perno solto do circuito. A minha explicação foi mais no sentido de que as resitências não têm polaridade e que portanto tem que medir igual nos dois lados.

Bom domingo para todos

Re: leitura em resistores 01 Jun. 2008 06:53 #8

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
almejorge escreveu:
Pode mas é perigoso para si e para o multimetro se ligar as pontas de prova nos sítios errados(com tensão).
Aconselho a desligar o aparelho e descarregar os condensadores, pois qualquer tensão residual nos mesmos pode alterar as leituras ou danificar o multimetro.

Bem agora sou eu que discordo do que afirma (em parte) senão repare.
"Joerge obrigado pela ajuda, outra duvida que tenho é com o tv ligado so na tomada,sem a tecla de liga.posso medir algumas tensoes,por ex. fontes etc."
Se a tv não está ligada, logo não vai existir tensão alguma, expecto a do condensador electrolitico principal e mesmo este depende do tempo em que a mesma esteve desligáda, bem como o cinoscópio o qual mantem a tensão por muito tempo (cuidado para o nosso perguntador).
Penso que neste ponto concorda comigo TV OFF nenhuma tensão

Re: leitura em resistores 01 Jun. 2008 09:54 #9

Bom dia

É um ponto de vista, mas continuo a dizer que é preferivel desligar mesmo. Eu tinha dito que se aplicar as pontas de prova nos sitios errados poderia haver problema. E com a ficha ligada na tomada existe tensão no interior do TV(até ao interruptor, que pode inclusivé ter um dos contactos colado, como já me aconteceu). Como ex-responsável pela segurança numa multinacional, não posso pensar de outra forma. Agora que a maioria dos profissionais não desliga..., isso é verdade, mas isso é problema deles. Alem disso um choque eléctrico é mais perigoso do que a maioria das pessoas pensa... e eu que o diga pois já passei umas férias nos HUC devido a isso.
Desculpem-me por fugir um pouco do tópico, mas por enquanto ainda não temos um sobre segurança.
Tenham um bom fim de semana

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema