Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Regular velocidade dum motor

Regular velocidade dum motor 31 Mar. 2008 01:23 #1

Ola

eu já tinha perguntado isto em outro tópico meu, mas não percebi muito bem. E decidi abrir um tópico especifico para esta duvida.

Como regular velocidade dum motor?

o user admin deu-me este esquema:


podem-me explicar o esquema? e que componentes o compõem?

.Transistor TDA1151;
.Condensador 10nf;
.e os restantes?
Última Edição: 31 Mar. 2008 01:24 por joanaccr.

Re: Regular velocidade dum motor 31 Mar. 2008 08:43 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Os componentes Rt e Rs são resistências, Rs é um resistência variável ou ajustável que vai variar a velocidade do motor. Fica o anexo do circuito integrado onde pode verificar o funcionamento e utilização do circuito integrado

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: reg_motor.pdf
Tamanho do Ficheiro: 138550

Re: Regular velocidade dum motor 02 Dez. 2008 18:38 #3

  • garrbel
  • Avatar de garrbel
Boa tarde e obg pelo site.
Puxei este topico porque gostaria dum esclarecimento (sou simplesmente um curioso de electronica)

Gostaria de fazer funcionar um motor elevador de vidro automovel mas com menor velocidade de rotação do que ele tem. Esses motores consomem à volta de 3A.
Se o fizer funcionar com 6V a velocidade baixa mas tambem baixa a força e mesmo assim a rotação é superior à desejada.
A minha pegunta prende-se com a minha dificuldade em interpretar as caracteristicas da datasheet, neste caso do TDA1151.
Poderei usar o esquema em anexo indicado por admin? (parece-me estar indicado como output 800mA) Poder-se-á fazer alguma adaptação?

Obg

Re: Regular velocidade dum motor 04 Dez. 2008 17:31 #4

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
Como tem só 800mA para controle nunca irá poder responder ao pretendido, sem algumas alterações, verifique esta página pode ser que o ajude a ficar com uma ideia mais clara do que pretende bem como do caminho a seguir.
www.4qdtec.com/pwm-01.html#intro

Re: Regular velocidade dum motor 04 Dez. 2008 21:10 #5

  • garrbel
  • Avatar de garrbel
Obg pelo esclarecimento e pelo link.

Estive a le-lo mas por falta de conhecimentos pouco ou nada consigo com ele. Sei seguir(+-) um esquema mas só se ele estiver "pronto" a usar. Como está (o 1º) torna-se quase impossivel. Depois tambem fiquei na duvida de qual a capacidade para diminuir a velocidade.
De qualquer maneira obg

Re: Regular velocidade dum motor 07 Dez. 2008 02:15 #6

  • djalma milan
  • Avatar de djalma milan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • DJALMA MILAN--TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  •   
  • Mensagens: 1537
  • Agradecimentos 1
sSe quando voce alimentou com 6v ele perdeu a força,seria melhor,pensar em alterar a engrenagem do eixo,ou levar o motor em um técnico especializado em enrolar motores .

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema