Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: ultra som

ultra som 16 Mar. 2008 02:49 #1

por gentileza,alguem poderia me ajudar em um projeto de ultra som de 25kz a 50kz com alcance de 50m?
obrigado pela atençaõ
jota

Re: ultra som 16 Mar. 2008 14:52 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Assim é complicado... o que pretende fazer com o projecto ?
Espantar insectos ou fazer terapia celular ?... há áreas tão diferentes nos ultra-sons
Que pretende concretamente ver se conseguimos ajudar.

Re: ultra som 17 Mar. 2008 00:44 #3

obrigado pela atenção. é ultra som para espantar cães de rua, que não me deixam dormir a meses. não quero envenena-los, porisso o ultrasom de longa distancia e a frequencia de até 50kz.
jota

Re: Ultra som - Espanta cães 17 Mar. 2008 06:24 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Coloquei um circuito online, tenha atenção ao funcionamento porque ao não se ouvir o ultra-som não se tem a certeza do circuito funcionar.

Supostamente este circuito espanta tudo e mais alguma coisa, depende da frequência que está ajustada, até os mosquitos e melgas (só as fêmeas picam). Seria interessante depois de construir contar-nos o resultado. O circuito está em

Espanta cães electrónico

Alguém tem uma tabela de frequências a que os animais reagem ? seria interessante saber os valores aproximados.

mas como o jotajota vai testar o circuito, depois liga e diz-nos, quando olhar e as melgas fugirem a frequência das melgas é essa, quem sabe se não encontra uma frequência espanta sogras
Última Edição: 25 Nov. 2015 17:37 por Rui.

Re: Ultra som - Espanta cães 17 Mar. 2008 18:59 #5

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Olá boa tarde a todos.
Já me ri à conta do espanta sogras!...
Quanto ao espanta câes, também estou interessado neste circuito e gostaria de saber o resultado da experiência.
Os câes vadios por aqui, são uma praga.
Cumprimentos
Jose Luis

Re: ultra som 30 Mar. 2008 14:45 #6

desculpe amigo pela demora. tinha que montar o circuito. não funciona, o alcance é muito curto. preciso de um que alcance pelo menos 50m.
valeu pela intenção
obrigado
jota

Re: ultra som 30 Mar. 2008 16:19 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Ou seja, funciona perto e não atinge os 50 metros é isso ?

Porque se for esse o caso basta amplificar o sinal de saída e substituir o piezo por um tweeter, existem alguns tweeters que funcionam até 60 Khz, embora não tenham sido concebidos para essa frequência o seu funcionamento normal prolonga-se até frequências muito altas. Por isso, testando o circuito perto, se funcionar amplificando irá funcionar tb

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema