Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Dúvidas no esquema para carregar baterias ácidas

Dúvidas no esquema para carregar baterias ácidas 21 Jan. 2009 19:21 #1

  • Avatar de
Viva,

Sou novo no fórum e iniciado na electrónica.

Como estava a precisar de um carregador de baterias decidi "construir" um.

Usei o esquema (Carregador de Baterias ácidas) e acrescentei um Amperimetro na linha positiva depois da resistência, mas deparo-me com uma situação que não sei se é normal:

1- Não necessito de carregar no interruptor S1 para iniciar a carga
2- O led acende mal ligo o carregador à bateria e desliga quando pressiono o S1.

O transistor não está "ligado" ao contrário?

Com este carregador consigo carregar, fico sem saber quando está a bateria carregada.:(

Gostaria de saber se o esquema está bem e se as minhas dúvidas estão erradas.

Também tentei usando um outro esquema (Carregador de Baterias 12V) mas este ainda é pior, pois depois de tudo ligado tenho uma tensão de saída de aproximadamente 8V. Pois o díodo que está a seguir ao transformador faz cair a tensão para esse valor. Substitui o díodo por uma ponte rectificadora e um condensador (à semelhança do 1º esquema) e só consigo ter uma tensão de +-11V.

Agradeço desde já a ajuda,
hmorais
Última Edição: 25 Nov. 2015 17:19 por Rui. Motivo: retificação link

Re: Dúvidas no esquema para carregar baterias ácidas 23 Jan. 2009 11:21 #2

  • OHM
  • Avatar de OHM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • tecnico de electronica e telecomunicações
  •   
  • Mensagens: 31
ola!!
o facto de nao necessitar de carregar no interruptor S1 para iniciar a carga penso que deve o facto de ter colocado um interruptor normalmente fechado (NF) em vez de colocar um interruptor normalmente aberto (NA).

começa por ver esse pormenor e depois avisa!!

Re: Dúvidas no esquema para carregar baterias ácidas 23 Jan. 2009 14:07 #3

  • Avatar de
Obrigado pela resposta.

A primeira coisa que fiz foi testar se era NA ou NF e é NA. Por isso a minha dúvida é se não será o transistor.

Eu liguei o transistor da seguinte forma:

E à resistência R3
B ao anodo do díodo
C à massa

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema