Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: TV sansung atingida por raio

TV sansung atingida por raio 31 Out. 2008 10:48 #1

  • JAM
  • Avatar de JAM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 8
Olá,

Estou com uma sansung 21 que sofreu uma descarga elétrica (raio), a mesma liga porém só fica na tela azul, sem qualquer sinal de audio ou imagem, quias componentes devo checar primeiro??

Re: TV sansung atingida por raio 31 Out. 2008 11:41 #2

  • Raimber
  • Avatar de Raimber
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 571
  • Agradecimentos 3
Bom dia.
Nos casos de descargas dessa natureza, principalmente quando é feita através da antena, os pricipais componentes a serem afetados são o tuner microprocessador e em geral todo o tipo de smicondutores. Pela experiência que tenho é muito arriscado tentar a reparação porque vai sempre aparecendo qualquer coisa que não funciona sempre que trocamos peças. Enfim, você tem de saber se realmente como aconteceu a descarga e qual a intensidade. Veja se não tem pista de circuito impresso com pedaços queimados.

Re: TV sansung atingida por raio 31 Out. 2008 16:48 #3

  • tony eletronica
  • Avatar de tony eletronica
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • A PACIENCIA É UMA VIRTUDE
  • br  
  • Mensagens: 1916
  • Agradecimentos 5
o nosso Raimber tem toda razão
na maioria das vezes quando a queima é devido a raios,torna-se quase impossivel
fazer o reparo do equipamento,devido aos custos
(tony)
tudo em consertos eletro-eletronicos

Re: TV sansung atingida por raio 31 Out. 2008 22:57 #4

  • djalma milan
  • Avatar de djalma milan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • DJALMA MILAN--TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  •   
  • Mensagens: 1537
  • Agradecimentos 1
Se voce conseguir resolver esse ai, e quizer treinar um pouco mais,tenho por aqui duas TV toshiba nas mesmas condições ,vai encarar ? só para descontrair ,ha.ha.ha...

Re: TV sansung atingida por raio 01 Nov. 2008 10:10 #5

  • JAM
  • Avatar de JAM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 8
:dry:

Mas é esse o objetivo mesmo, essa tv está parada a + de 2 anos e gostaria de usa-la como cobaia, para alguns experimentos, por isso volto a repetir ela liga e fica em tela azul, ainda não tive tempo de ver se tem alguma trilha derretida, para ter uma idéia do tamnho da descarga, vou po-la na bancada e começar a postar aqui eh eh eh.

Re: TV sansung atingida por raio 03 Nov. 2008 11:11 #6

  • samurai
  • Avatar de samurai
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 15
eu no seu caso faría o seguinte:
primeiro testaría todos os transistors e diodos pricipalmente zener e se possivel resistores.

depois partiría pro varicap. abriría para ver se tem alguma avaria aparente e chercaria se chega os 30 volts em um dos pinos. se chega os 30V e aparentemente não viu nada queimado, telvez essa´parte esteja ok.
se não chegar os 30V siga a trilha até o componente queimado(pode ser um dos citados no tópico anterior).

caso esteja ok va para os testes de memoria: veja se a tv obedece todos os comandos pelo controle e pelo painel. se estiver mudando so para um canal ou até mesmo mais de um mas sempre os mesmoscanais e não aceite configuração, ou vc tenta por no 5 ela vai pro 8 ou o azul esteja diferente do normal como azul amarelado, azul esverdeado, azul avermelhadopode ser a memoria(eu trocaría) se não resolver o proximo é o micro e vc vai precisar do esquema para checar as voltagens de entrada e saida do ci. é o que eu faría. boa sorte

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema