Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Componente desconhecido

Componente desconhecido 14 Jun. 2009 20:51 #1

  • DsB
  • Avatar de DsB
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 21
Boa noite, estou neste momento a tentar reparar uma placa base de portátil, mas não consigo identificar o componente em causa.

Alguem me sabe dizer que componente é este que está marcado num circulo vermelho e onde eu posso adquirir um do mesmo tipo.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Componente.jpg
Tamanho do Ficheiro: 515403



Eu penso que seja um condensador, mas não sei de que tipo caso seja isso mesmo.


Abraço, Diogo.

Re: Componente desconhecido 15 Jun. 2009 00:15 #2

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1947
  • Agradecimentos 109
Caro Diogo, sem dúvida é um capacitor não polarizado, provávelmente com alta isolação elétrica (SMD),com baixo valor ,veja que a trilha é reforçada, especificação C2118(R157J e abaixo S1209 ou 1709, gravados no componente, para melhor ajudar, mande-me o esquema se possível, fico no aguardo, abraços Luir Frank.

Re: Componente desconhecido 15 Jun. 2009 07:42 #3

  • DsB
  • Avatar de DsB
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 21
Obrigado Luir pela resposta. Envio em anexo uma imagem do local onde o condensador avariou, está marcado com um circulo vermelho, a referencia que o mesmo tinha era C525(157 j s1709) mas não sei interpretar esses valores.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Componente1.jpg
Tamanho do Ficheiro: 440875



Mais uma vez obrigado pela ajuda.


Cumprimentos, Diogo

Re: Componente desconhecido 16 Jun. 2009 23:59 #4

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1947
  • Agradecimentos 109
Caro amigo Diogo, este capacitor deve ser eletrolítico de 150uF, verifique a tensão (V), no circuito que vai este capacitor, veja o lado + e o -, não se esqueça, esta tensão deve ser baixa de 5 a 10v + ou -.
Como cheguei ao valor: 157J = 15+7 zeros= 150.000.000 pF = 150uF. O j= 5% tolerância.
Sempre a ultima casa é o número de zeros. Boa sorte, Luir Frank.

Re: Componente desconhecido 17 Jun. 2009 00:30 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Pelo que verifico, (placa de circuito impresso) é pouco provável que esse condensador por si só, cause problemas ao funcionamento do portátil, está ligado a uma das portas USB, se o problema é mais do que essa porta avariada, esse capacitor não tem nada a ver com o problema.

Re: Componente desconhecido 17 Jun. 2009 15:24 #6

  • DsB
  • Avatar de DsB
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 21
Pois realmente também acho um pouco estranho, mas o que acontece é que quando ligo o portatil ele ao efectuar o Power On Self Test desliga passados 5 segundos, não sei se ele ao verificar o hardware como detecta que o condensador não está funcional, desliga.


Mais uma vez Luir obrigado pelas informações, valeu.


Abraço, Diogo

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema