Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Qual será o valor desta resistência?

Qual será o valor desta resistência? 26 Fev. 2009 21:56 #1

  • pocket
  • Avatar de pocket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 11
Tenho uma resistência interrompida de 1/4W com as seguintes cores: amarelo, violeta, preto, dourado e preto.
Pela sequência de cores aparenta ser de 47 ohm. Contudo, a faixa preta vem confundir-me um pouco.
Vou tentar anexar a imagem.
Se houver alguém interessado agradeço a dica.



cumprimentos,

pocket

Re: Qual será o valor desta resistência? 26 Fev. 2009 22:26 #2

  • valtudo
  • Avatar de valtudo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 80
é sem duvida uma resistencia de 47 a banda preta no fim é uma tolerancia pois ja me aconteceu o mesmo e foi o que o meu fornecedor de material me disse.


cumps........................

Re: Qual será o valor desta resistência? 27 Fev. 2009 00:01 #3

  • ROCHONA
  • Avatar de ROCHONA
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 3
B) Ola valtudo, essa resistencia e de precisao, veremos, amarelo=4, violeta=7, preto=0, dourado=(,), preto=porcentagem, portanto 0,47ohms concorda? Para confiramr diga em que estagio ela se encontra? cump ROCHONA Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Re: Qual será o valor desta resistência? 27 Fev. 2009 02:34 #4

é de valor 47o mesmo mas sem a cor preta a mais seria tolerancia de 5%. como ela tem a cor preta a mais a tolerancia passar a ser 20%.
rafaelbgs.

Re: Qual será o valor desta resistência? 27 Fev. 2009 03:32 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Quando o problema me surgiu a primeira vez, fui investigar esta coisa do fabrico de resistências, quando a primeira vez se definiu o código de cores para as resistências não se utilizavam resistências inferiores a 1 ohm, com o aparecimento do transistores e a diminuição das correntes nos circuitos existiu a necessidade de evoluir a norma anterior

posteriormente as normas foram alteradas e mesmo assim alguns fabricantes não respeitam as diferenças da evolução da norma EIA12 que define as cores dos resistências (resistores) seguindo a norma em vigor, a última de 1979 a resistência terá o valor de 47 ohms, no entanto, alguns fabricantes usam a norma anterior e aí o valor é de 0,47 ou sejam têm todos razão, é nestes casos que o esquema é uma ferramenta fundamental.

Sabendo o estágio possivelmente saber-se-á o valor. como bem refere o membro Rochona.

Tenho de melhorar essa área do site, até lá uma aproximação ás diferenças de normas pode ser visualizada aqui

http://www.hobby-hour.com/electronics/resistorcalculator.php

Re: Qual será o valor desta resistência? 01 Mar. 2009 13:05 #6

  • pocket
  • Avatar de pocket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 11
O meu agradecimento ao FÓRUM.
Esta resistência está em série com o díodo BA157 e vai ao ponto 7 do MAT 1142.5086 (200v).
Eu estava a pensar, se o castanho corresponde à tolerância de 1%, o preto seria 0% ?
Tento pesquisado na Net pelo esquema do CTV 8151 da Crown mas sem sucesso.
Neste momento o esquema dava mesmo jeito. Aquilo que pensava ser simples tornou-se uma cascata.
cumprimentos,
Pocket

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema