Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: 2sc5200/2sa1943

2sc5200/2sa1943 19 Ago. 2021 07:18 #1

Comprei pelo mercadolivre uma plaquinha de 100w com o 2sc5200 e 2sa1943 , com a premissa segundo vendedor de que a mesma trabalha tranquilamente com os 60v simetricos retificados , mas minha dúvida é que o bicho esquenta muito entregando cerca de 30w , eu os prendi no dissipador com um pedaço de aluminio grosso que pega o par e os pressiona contra o dissipador e é nessa área que mais esta quente em cima deste pedaço grosso que vai em cima do transistor , é má ideia prende-los dessa maneira afinal não ajudaria a esfriar eles? tudo bem preso e o dissipador tambem esquenta mas nesse que usei pra prende-los é melhor tirar o ferro e colocar só o parafuso ou a tensão é que é alta

2sc5200/2sa1943 19 Ago. 2021 15:24 #2

  • sugeda
  • Avatar de sugeda
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 174
  • Agradecimentos 104
Esses normalmente trabalham com ventilação forçada.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: marcilio.work@gmail.com

2sc5200/2sa1943 19 Ago. 2021 16:52 #3

Mas então ele está com alimentação forçada tem duas fans , você acha que foi má ideia preder os transistores dessa maneira ?

Na minha opnião eles proporcionam uma pressão mais efetiva no dissipador e em teoria ajuda a absorver o calor ..

Estou com receio de que eu esteja na verdade retendo o calor ,,
O que voce acha ?

2sc5200/2sa1943 20 Ago. 2021 19:11 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Um dissipador não deve ser apenas um pedaço de metal.
Tem de usar o material correcto , com a forma que permita dissipar as perdas de calor.
Esse circuito deve ter uma perde na forma de calor de cerca de 50W por par de transístores .

Veja as figuras abaixo.Alumínio.
Algo deste tipo com 12 x 10 x 4 cm deve atender o que pretende se estiver montado de forma a permitir a fácil circulação de ar.
Claro que deve usar pasta térmica e garantir um bom contacto físico.
Anexos:
Os seguintes utilizadores Agradeceram: marcilio.work@gmail.com

2sc5200/2sa1943 20 Ago. 2021 20:07 #5

Olá obrigado por responder ,mas , neste caso é necessário que coloque um com arestas também nesta barra a frente dos transistores conforme suas fotos ?

Veja aqui disponho de mais fotos do meu sistema ,talvez não tenha ficado claro que os transistores já estão sobre um dissipador com arestas e que minha dúvida está instalada sobre a barra de alumínio que prende os transistores ao dissipador propriamente dito , no caso se seria melhor prende-los sem esta barra por talves estar retendo o calor , mas confesso ter considerado colocar arestas pequeninas na barra que os prende ..

2sc5200/2sa1943 20 Ago. 2021 20:38 #6

Olá obrigado por responder ,mas , neste caso é necessário que coloque um com arestas também nesta barra a frente dos transistores conforme suas fotos ?

Veja aqui disponho de mais fotos do meu sistema ,talvez não tenha ficado claro que os transistores já estão sobre um dissipador com arestas e que minha dúvida está instalada sobre a barra de alumínio que prende os transistores ao dissipador propriamente dito , no caso se seria melhor prende-los sem esta barra por talves estar retendo o calor , mas confesso ter considerado colocar arestas pequeninas na barra que os prende ..

2sc5200/2sa1943 21 Ago. 2021 01:07 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Essa barra deve não deve ter efeito algum na refrigeração total.
Note que as ventoinhas devem ser montadas de forma a que o máximo ar passível circule pelas alhetas do dissipador de forma a retirar o maximo de calor do mesmo.

Qual as dimensões do dissipador?
Quantos transístores estão nesse dissipador?

Consegue medir a temperatura no dissipador , junto aos transístores, 1º sem sinal e depois em plena carga ?
Os seguintes utilizadores Agradeceram: marcilio.work@gmail.com

2sc5200/2sa1943 21 Ago. 2021 02:05 #8

Galera quero a agradecer a todos vocês pela ajuda fornecida ..
Meus agradecimentos aos zurca1599 e sugeda aos quais cliquei no botão para dar maior credibilidade a esse time de campeões

E fico feliz em dizer que o meu problema de aquecimento foi resolvido, e não é que de fato aquelas barrinhas que utilizei para prender os transistores que alias
respondendo ao colega são um par em estéreo totalizando os 200w teóricos dois kit de 100w é que estavam de fato gerando o super aquecimento


Estou usando desde o inicio um dissipar com 18cm de largura por 11 de comprimento com duas fans jogando ar frio para o dissipador e o gabinete possui frestas para saida do ar quente em cima..

E mesmo assim os transistores estavam trabalhando quente com pouca potencia aplicada e a culpa era mesmo das duas barras que utilizei para
fixar o kit..

Por mais bizarro que possa ser aparentemente os transistores estavam achando menor resistencia termica nestas barras que ao mesmo tempo
geraram o efeito de calor concentrado enquanto o dissipador fato trabalhava frio essas barras junto com os transistores ficavam quentes

então tirei as barras e os prendi com parafusos e arruelas e agora eles simplesmente não esquentam para mais que 39 graus e isso com musica
eletronica de alta velocidade , rock e batidas ..

Então para o proximo como eu ai está a dica não use nada para prender os transistores que não sejam apenas os parafusos do contrário você desviará o calor do dissipador para barras que estão a frente dos dissipadores kk!
Anexos:
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zurca1599

2sc5200/2sa1943 21 Ago. 2021 04:38 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Por favor não me interprete mal.
O facto é que o calor não é desviado para essas placas.
Note que esses transístores dissipam o calor para ambos os lados.
Ora no seu caso de um tem um dissipador grande e ventilado , do outro lado uma pequena placa e não ventilada.
Neste caso é normal que a placa pequena recebendo a mesma energia, vá aquecer muito mais.

Já pensou no que acontecia se tivesse dissipadores iguais dos dois lados ?
Os seguintes utilizadores Agradeceram: marcilio.work@gmail.com

2sc5200/2sa1943 28 Set. 2023 19:05 #10

  • simonal
  • Avatar de simonal
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos top100 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 167
  • Agradecimentos 12
ESTAS PLACAS EU USO NAS CAIXAS ATIVAS IMPORTADAS FUNCIONA COM NO MINIMO 42VCC POSITIVO E NEGATIVO DIZ COM 42VCSS DEVE DAR UNS 100 WTSS ,MAS TEM UMA BOA QUALIDADE DE SOM NESSAS CAIXAS ATIVAS COM ALTO FALANNTE DE 15 POL E UM DIVISOR DE FREQUENCIA AS Q EU JA MONTEI POUCO AQUECE E FUNCIONA SEM COOLER

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema