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TÓPICO: motor de passadeira

motor de passadeira 16 Jul. 2019 01:39 #1

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Boa noite

Sou novo no forum, inscrevi-me para procurar ajuda para um projecto de um torno de oleiro que encontrei na net, usando um motor de passadeira.
Comprei em segunda mão uma passadeira, e depois de retirar o motor e as placas tudo funciona.
Em uma tentativa de remover a roda de inércia frontal, retirei duas porcas que apertavam dois parafusos pelo lado da ventoinha de arrefecimento.
O resultado foi que nada saiu, nem ventoinha, nem roda frontal, e os dois parafusos deixaram de estar acessíveis por terem recuado um pouco não podendo apertá-los de novo.
Gostava de conseguir resolver este problema, alguém sabe como?
Pelo que vi em alguns vídeos de youtube, estas passadeiras vêm com duas placas, a do painel de velocidade pode ser substituída por..(potenciómetro?) que permite regular a velocidade. Será assim mesmo?
Os meus conhecimentos são muito limitados e quando desmontei coloquei etiquetas numeradas, não fosse dar jeito.
Obrigado
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Última Edição: 16 Jul. 2019 01:41 por fredsf.

motor de passadeira 16 Jul. 2019 09:30 #2

  • Rui
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Em nenhum caso ligue diretamente o motor a 220V. As placas são necessárias para que o motor possa funcionar ligado à rede. O motor terá necessariamente um processo para desmontar, normalmente o eixo encaixa sobre pressão nos rolamentos, os parafusos que removeu devem segurar uma parte interna do motor. A ventoinha não deve ser removida, a sua função é arrefecer o interior do motor quando em funcionamento.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: fredsf

motor de passadeira 16 Jul. 2019 11:14 #3

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Sim, obrigado...
Pelo que me apercebo, o eixo atravessa a polia até à ventoinha rodando à mesma velocidade.
O eixo só poderá sair pela frente com a polia, se na parte de trás tirar a ventoinha. Em outros sites, encontrei que a ventoinha está ligada à pressão ao eixo que será só puxar. A força que consegui não chegou para a ventoinha sair nem para nada se partir..

motor de passadeira 16 Jul. 2019 14:57 #4

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Pelo que entendi, precisa de usar um motor de passadeira sem inercia. um motor de passadeira é um motor de corrente continua normalmente de 190 volts de 2 cavalos ou proximo a isso. Para não usar a enercia tem que tirar a roda de ferro que normalmente tem acoplado. Isso é pura mecanica e por conseguinte basta usar um pouco de paciencia para resolver o assunto. Mas acho que está usar o sistema errado para o que quer faze. devia usar um motor trifásico com um inverter de 230 volts que já se compra muito barato. esses inverters dá para controlar tudo e mais alguma coisa (tem cerca de 300 parâmetros de ajuste) desde a velocidade atraves de potenciometro o torque, a inercia, proteções, etc. e tem muito mmais aproveitamento de energia e menos manutenção em relação a esse motor
Última Edição: 16 Jul. 2019 14:58 por Divercentro.
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motor de passadeira 04 Ago. 2019 00:32 #5

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Obrigado pelas respostas.
Desisti de tirar a roda de inércia e voltei a enroscar os parafusos usando um tubo fino roscado para os puxar.
Vou continuar com o motor de passadeira, quando se estragar vou procurar um desses trifásico com inversor/controlador.
Comprei uma placa de ensaio, os componentes e montei o circuito de acordo com as instruções de um site e funcionou.
Nunca soldei, comprei o Kit Velleman EDU03 para experimentar.
Que tipo de placas se usa para soldar difinitivo?
Pelo que encontrei no site de uma loja há as placas de circuito perfuradas, as PCB e as de revestimento de cobre? mais alguma?
Os sites que fazem placas PCB para soldar valem a pena? Que software e site recomendam ou é demasiado trabalho para uma coisa simples? Pelo que vi o preço é acessível na primeira encomenda.

O site de onde copiei o circuito para placa perfurada de ensaio foi este, em que está a ser usado como controlador de uma maquina de esmagar latas.
el34world.com/Misc/Cnc/TreadmillMotor1.htm
Última Edição: 04 Ago. 2019 00:40 por fredsf.

motor de passadeira 04 Ago. 2019 11:35 #6

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motor de passadeira 04 Ago. 2019 11:46 #7

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fixe!
será que funciona com qualquer tipo de placa de motor de corrente contínua?

motor de passadeira 04 Ago. 2019 11:47 #8

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e trocar os fios na placa principal para inverter o sentido de rotaçao do motor, será que faz mal ou é ok?

motor de passadeira 04 Ago. 2019 12:44 #9

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Funciona com qualquer placa
Para inverter a rotação tem que trocar os fios do motor e nunca na placa

motor de passadeira 31 Jan. 2020 13:31 #10

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Deixou de funcionar..
Ligava-o em alguns dias por poucos minutos.
À velocidade baixa a que estava a usar, um controlador de consumos indicava 23W.

Liguei a tomada do conjunto placa verde+transformador à corrente com o interruptor principal (Off/Reset) ligado, e a partir daí o motor começa a funcionar normalmente mas pára logo.
Não sei se é falta de sinal do sensor de velocidade (até aqui nao se tinha queixado do sensor), se foi algum fusível na placa...

Se quiser passar a usar o motor em DC em vez de ligar à corrente, que bateria e placa vou precisar?
Estes motores sao todos 12V ou na foto 100 VDC significa 100V corrente direta?

Obrigado
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