Diac

Um diac é um comutador de onda completa ou bidirecional que dispara nos dois sentidos e ambas as polaridades. Conduz corrente apenas quando a tensão atinge o valor de disparo e não conduz quando a corrente elétrica é menor que o valor característico, denominada corrente de corte. Tem o mesmo comportamento em ambas das direções. Diac significa (diode AC switch - diodo comutador AC). O diac é usado normalmente para ativar um Triac ou um Tiristor. É composto por três camadas (PNP), a sua construção assemelha-se a de um transístor bipolar, porém difere na dopagem do cristal N. O circuito equivalente de um diac é um par de díodos de quatro camadas em paralelo.

Diac
Diac, Simbolo e Imagem

O diac é colocado tipicamente em série com a porta (GATE) de um TRIAC. Os Diacs são usados frequentemente em conjunto com TRIAC porque estes dispositivos não disparam simetricamente em consequência das ligeiras diferenças entre as duas partes do dispositivo.
O DIAC é um diodo de avalanche bidirecional, composto por três camadas e possuindo dois elétrodos, que pode passar do corte para a condução para ambos os sentidos da tensão aplicada. A figura mostra o diagrama da estrutura e a característica tensão-corrente.

funcionamento Diac
Funcionamento Diac

Estruturalmente o diac assemelha-se a um transistor bipolar. A principal diferença consiste em que no diac a concentração de impurezas é idêntica em ambas as junções. No diac não existe ligação de base. O facto de a concentração de impurezas ser idêntica em ambas as junções resulta numa característica simétrica bi-direcional. Não é possível ter entre os terminais uma tensão maior que VBR+ e VBR- sem o risco de o componente se destruir.

Quando se aplica através do diac uma tensão positiva ou negativa que se faz aumentar progressivamente, verifica-se a existência de uma pequena corrente de fuga. Esta corrente mantém-se em baixo valor até se atingir a tensão de ruptura. Quando esta tensão é atingida inicia-se a avalanche e para além deste ponto o componente apresenta uma característica de resistência negativa, isto é, a corrente através do diac aumenta substancialmente com a redução da tensão aplicada.

Funcionamento:

Para passar do estado de bloqueio para o estado de condução, é preciso ultrapassar a tensão de rutura (VR - Voltage Rupture), rompendo assim, a junção polarizada inversamente, podendo a corrente fluir em ambos sentidos. Para voltar ao estado de bloqueio, basta remover a tensão por alguns instantes. Para interromper a condução de um diac, reduz-se a corrente para um valor abaixo do valor de manutenção, especifico do componente.

Aplicação Diac

O diac é vulgarmente utilizado como dispositivo de disparo de triacs e tiristores em circuitos de controlo de intensidade luminosa, aquecimento, velocidade de motores e aplicações semelhantes.
Uma das aplicações do diac são os circuitos Dimmer(regulação de intensidade luminosa).
Aplicação diac - regulador intensidade luminosa
Bibliografia:
Eletrónica Elementar, Força Aérea Portuguesa, 2009.
Electrónica, Júlio S. Martins, Departamento de Eletrónica Industrial Universidade do Minho, 2004.