Condensadores SMD

Os Capacitores(Condensadores) SMD são muito usados em todos os tipos de equipamentos eletrónicos.
Depois dos resistores SMD são o tipo mais utilizado de componente.
Há muitos tipos diferentes que vão desde os condensadores de cerâmica, passando pelos de tântalo e eletrolíticos. Os condensadores SMD de cerâmica são os mais utilizados.

Noções básicas de capacitores SMD

Os capacitores SMD são, basicamente, o mesmo que os seus antecessores com chumbo. No entanto, não têm as ligações metálicas nas extremidades (pinos ou pernes). A não existências de pinos tem algumas vantagens:

  • Dimensão: capacitores SMD pode ter menores tamanhos que os similares de chumbo. O facto de que não existirem ligações com fio possibilita diferentes técnicas de construção permitindo uma reduzida dimensão.
  • Facilidade produção: Tal como acontece com todos os outros componentes de montagem em superfície, os capacitores SMD são muito mais fáceis de colocar usando o equipamento de montagem automatizada (são mais difíceis de manusear quando se trata de reparação ou substituição).
  • Baixa capacidade parasita: O fato de não terem componentes de ligação, significa que o nível de indutância parasita é muito menor apresentando uma melhor relação de fiabilidade.

Códigos de capacitores SMD

Comparativamente, poucos capacitores SMD têm os valores marcados. Isto significa que deve existir cuidado ao manuseá-los para garantir que não se percam ou se troquem porque podem er valores diferentes. No entanto, alguns capacitores têm marcações. Os valores do condensador são codificados. Isto significa que é necessário conhecer os códigos de capacitores SMD. No primeiro caso, o componente tem três dígitos, os dois primeiros representam o valor e o terceiro é o valor multiplicador.

Capacitor SMD 

A identificação de um o código é constituído por 3 números, por exemplo, 226
SMD capacitor
O valor do condensador será 22000000 pF, ou seja, 22 micro Farads o valor do componente é dado pelos dois primeiros dígitos, sendo o terceiro o número de zeros sendo o valor em pF. Em valores pequenos pode ser apresentado como 10 (10 pF), ou 4.7 (4,7 pF). O valor na parte inferior refere a tensão máxima admissível.

Códigos capacitores SMD Cerâmicos

Os capacitores SMD podem ser marcados com outra codificação, o código consiste em uma ou duas letras e um digito. A primeira letra representa o fabricante (K para Kemet, por exemplo) a segunda letra o valor e o digito o multiplicador. Exemplos:
S3 tem um valor de 4,7nF (4,7 x 100pF) não estando referido o fabricante.
KA2 tem o valor de 100pF (1,0 x 10 2pF) frabricação Kemet.

LetraValorLetraValorLetraValorLetraValor
A 1.0 J 2.2 S 4.7 a 2.5
B 1.1 K 2.4 T 5.1 b 3.5
C 1.2 L 2.7 U 5.6 d 4.0
D 1.3 M 3.0 V 6.2 e 4.5
E 1.5 N 3.3 W 6.8 f 5.0
F 1.6 P 3.6 X 7.5 m 6.0
G 1.8 Q 3.9 Y 8.2 n 7.0
H 2.0 R 4.3 Z 9.1 t 8.0
y 9.0

SMD Eletroliticos

Condensadores eletrolíticos são cada vez mais utilizados em projetos de SMD. Os seus níveis muito elevados de capacitância combinados com o seu baixo custo tornam-nos particularmente úteis em muitas áreas. Muitas vezes estes eletrolíticos são marcados com o valor e tensão de trabalho. Existem dois métodos básicos utilizados. Uma é a de incluir o seu valor em microfarads, mF, e outra é a utilização de um código. Usando o primeiro método de marcação de 33 6V indicaria um condensador de 33 µF com uma voltagem de funcionamento de 6 volts. Um sistema de código alternativo utiliza uma letra seguida de três figuras. A letra indica a voltagem de trabalho, tal como definido na tabela abaixo e os três números indicam a capacidade de pico-farads. Tal como acontece com muitos outros sistemas de marcação nos dois primeiros números dão os algarismos significativos e o terceiro, o multiplicador. Neste caso, uma marcação de G106 indicaria uma tensão de trabalho de 4 volts e uma capacidade 10 vezes 0f 106 pico-farads, ou seja, 10μF

Os condensadores eletroliticos são marcados, a maior parte das vezes, com a capacidade e tensão de funcionamento (10µF/6V). Os capacitores eletroliticos SMD são marcados com 1 Letra e 3 dígitos.
A letra define a tensão de funcionamento em Volt;
Os dois primeiros dígitos o valor;
O último digito o multiplicador.
capacitor smd electrolitico
Exemplo: J476 é um condensador de 47µF/6,3V.

LetraTensão
e2,5
G4,0
J6,3
A10
C16
D20
E25
V35
H50