Aerogerador Vento Fraco

Embora o vento nos incomode, quando colocamos um gerador a funcionar, reparamos que nem sempre o vento produz os resultados que poderíamos esperar. Há por isso a necessidade de aproveitar o máximo de área disponível para aproveitar a potência do vento na sua plenitude. Vão surgindo ideias interessantes que em determinados locais são de extrema utilidade. Em ambientes com obstáculos, cidades onde o vento circula entre edifícios, o vento tem sempre um sentido único.

Nas formulas apresentadas anteriormente, quanto maior a área onde o vento incide, maior a potência produzida. E se utilizarmos um conjunto de micro geradores de tamanho reduzido ligados mecânicamente ?

aerogeradores ligados mecânicamente

Este tipo de ligações permite que o gerador funcione com ventos de 2m/s, permitindo um aproveitamento com ventos de velocidade muito reduzida  com um custo muito baixo

micro-turbinas

O desgaste mecânico será possivelmente superior, no entanto com uma simples régua em V com espaçadores, consegue-se com um custo muito baixo, aproveitar uma área muito grande de produção energética.

Vantagens:
-Produção com ventos de baixa velocidade
-Custo muito baixo
-Possibilidade de aplicação sem mastros ou equipamentos especiais
Desvantagens:
-Esteticamente mais desagradável (não é unanime)
-Apenas aproveita o vento num sentido
-Desgaste mecânica mais elevado.