Reparação Fonte ATX - PC

Reparação de fontes Comutadas (Chaveadas) para PC

Na maior parte dos casos, a reparação de avarias em fontes para pc não é viável, a aquisição de uma fonte nova tem um preço inferior ao serviço de reparação.
Antes de iniciar a reparação verifique as tensões de alimenção que saiem para os circuitos.

Fonte para computador ATX, fichas de alimentação
ATX molex 20 pinos

Pinos de saída no conector(ficha) de saída de tensão(MOLEX)

Pino Nome Cor Descrição
1 3.3V   Laranja +3.3 VDC
2 3.3V   Laranja +3.3 VDC
3 COMUM   Preto Massa
4 5V   Vermelho +5 VDC
5 COMUM   Preto Massa
6 5V   Vermelho +5 VDC
7 COMUM   Preto Massa
8 Pwr_Ok   Grey Ligado (+5 VDC quando ligado)
9 +5VSB   Rosa +5 VDC Tensão Standby
10 12V   Amarelo +12 VDC
11 3.3V   Laranja +3.3 VDC
12 -12V   Azul -12 VDC
13 COMUM   Preto Massa
14 Pwr_ON   Verde Power Supply On (active low)
15 COMUM   Preto Massa
16 COMUM   Preto Massa
17 COMUM   Preto Massa
18 -5V   Branco -5 VDC
19 5V   Vermelho +5 VDC
20 5V   Red +5 VDC
  • Faça o download do esquema completo da fonte Fonte ATX
  • ATENÇÃO: Para testar a fonte, já que esta funciona diretamente com tensão da rede, é recomendado que se conecte com um transformador 1:1 de acordo com a tensão da mesma (220v-220v ou 110v-110v). Isto evita riscos desnecessarios. Tambem podemos conectar uma lâmpada em série de 100w pois não sabemos se ainda há algum curto.
  • Se o fusível F1 estiver queimado, antes de trocar recomenda-se medir os díodos ou a ponte rectificadora D1. Os díodos conduzem corrente apenas num sentido. Se conduzirem nos dois sentidos da ponta de prova do ohmímetro significa que estão queimados (curto) e precisam ser substituídos. Em nenhuma situação solde um arame no lugar do fusível.
  • Verificar se os condensadores electrolíticos (C3 e C4) do filtro não estão defeituosos. Visualmente podemos verificar se não estão estufados ou com líquido no exterior, com um ohmímetro verificar se estão em curto.
  • entrada sector fonte ATX
  • Se os componentes de rectificação da fonte estiverem queimados existe a probabilidade de existirem componentes nos circuitos subsquentes com problemas, após verificar o circyuito inicial de rectificação, verifique os transístores iniciais. Q3 e Q4.

  • Fonte para computador ATX, fichas de alimentação
  • Continuamos dessoldando e medindo os transístores de comutação de entrada de linha. A maioria são do tipo NPN, ao medir devemos recordar que as junções base-colector e base-emissor devem conduzir em 1 só sentido, se indicarem resistência baixa devem ser substituídos.
  • Os resistores associados aos transístores de potência podem deteriorar-se, especialmente se os transístores entrarem em curto. Os valores variam conforme a fonte, porém 2 deles que ligam à base e ao emissor do transistores, no caso do TR estra danificado estão provavelmente danificados também.
  • O "arranque" da fonte obtém-se por um capacitor do tipo poliéster em série com o transformador de entrada e uma resistência de aproximadamente C5-R5. Se um destes componentes abrir a fonte não "arranca".
  • Se depois destes procedimentos não existirem resultados é necessário verificar se o oscilador da fonte está a funcionar para isso precisaremos de um osciloscópio de pelo menos 20 Mhz. Aqui verificamos o tempo que gastaremos neste serviço comparando-o com o custo de uma fonte nova, será que vale a pena? ou será recomendado a substituição? Os integrados moduladores de pulsos da maioria das fontes estão nos manuais de circuito(datasheet) do tipo ECG da Philips ou similares. Começamos por verificar a alimentação do integrado e as tensões de seus terminais. Nestas fontes são utilizados díodos do tipo 1N4148 de baixo sinal que se danificam com facilidade (use o ohmímetro para testar) e díodos zener que podem entrar em curto. Na maioria das fontes existem rectificadores integrados que fisicamente se parecem com transístores porém são dois díodos. Podemos retirá-los e testar. Devemos retira-los para os testes pois o transformador com o qual trabalham influenciara na medida se esta for feita no circuito, indicando que os díodos estão em curto.
Esquemas Fontes ATX