SSD
Até á pouco tempo, ao adquirir um computador tínhamos muito pouca escolha para o tipo de armazenamento de arquivos que tem no seu laptop, ultrabook, ou desktop.
Se comprou um ultrabook ou ultraportátil, provavelmente tem uma unidade de estado sólido (SSD) como a unidade principal (C: no Windows, Macintosh HD em um Mac). Todos os outros (desktop ou laptop) tinham na altura da aquisição uma unidade de disco rígido (HDD) convencional. Agora, pode configurar o seu sistema com HDD, SSD ou, em alguns casos, ambos.
SDD - HDD
Mas, qual escolher ?
A unidade de disco rígido tradicional (HDD) é, basicamente, uma memória não-volátil. Ou seja, não se perdem os dados mesmo quando se desliga o sistema. Os discos rígidos são essencialmente discos de metálicos com um revestimento magnético. Esse revestimento armazena os dados. A cabeça de leitura / gravação em um braço acede aos dados, enquanto os pratos estão girando em um gabinete de unidade de disco rígido.
Um SSD faz muito o mesmo trabalho funcionalmente (guardar os dados, mesmo quando o sistema está desligado, a inicialização do sistema, etc.) como um disco rígido, mas em vez de um revestimento magnético em cima de discos, os dados são armazenados em chips de memória flash interligados que os mantem mesmo quando não há energia presente. Os chips podem ser permanentementes e instalados na “mainboard” do sistema (como em alguns pequenos notebooks e ultrabooks), em uma placa PCI / PCIe (em algumas estações de trabalho high-end), ou ainda, numa caixa que é de tamanho e forma semelhante ao anterior disco convencional incluindo as ligações. Estes chips de memória flash diferem da memória flash em pen drives USB no tipo e velocidade da memória. Esse é o tema de um tratado técnico totalmente separado, mas basta dizer que a memória flash em SSDs é mais rápido e mais confiável do que a memória flash em pen drives USB. SSDs são, consequentemente, mais caros do que pen drives USB para as mesmas capacidades.
Vantagens e desvantagens
- Preço: O preço atual de um disco SDD é bastante mais elevado que o preço de um disco hdd convencional.
- Capacidade: O máximo de capacidade de um disco SSD é de 1 Tera mas, o mais vulgar é encontrar discos com capacidades que variam entre 128GB e 500GB.
- Velocidade: É a grande vantagem do disco SSD, são consideravelmente mais rápidos que os discos convencionais que necessitam, especialmente no arranque, de atingir velocidade de rotação para que possam fornecer os dados necessários para computação.
- Fragmentação: Por causa das superfícies em rotação o HDD funciona melhor com ficheiros de grandes dimensões em blocos contíguos. No caso do SSD é irrelevante o local onde está armazenada a informação uma vez que não existe uma gravação em suporte físico, consequentemente, é consideravelmente mais rápida a leitura e escrita de dados no SSD.
- Durabilidade: Como o SSD não tem partes mecânicas móveis, o mais provável é durar mais tempo e suportar melhor os impactos comuns (quedas, embates etc etc).