Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Nova área no site equivalência de Componentes SMD

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 11 Mar. 2023 23:22 #1

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Nova área no site ativa com mais de 230000 equivalências de componentes SMD, para além das equivalências tem o pinout e a caixa de cada um deles.

Já há uns meses que a base estava pronta, hoje foi o dia de colocar online para todos, espero que seja útil

Equivalências e características SMD

Ainda há alguns bugs, mas já está minimamente funcional. A pesquisa pode ser feita pela referência do SMD ou pela referência do equivalente convencional ou componente com as características de funcionamento. Digam-me o que acham e se na vossa perspetiva pode ser acrescentada alguma função.
Última Edição: 11 Mar. 2023 23:28 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: WebLogs, zurca1599, REAL SOM, edremit, Conhecendo Eletrônica

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 12 Mar. 2023 21:43 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Boa .

Claro que o ideal seria ter a hipótese de datasheet mas pode não ser fácil.
Mesmo assim poderia apontar-se para alguns sites free e credíveis ?


Mais no icon do fabricante poderia haver ligarão a esse site?
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui, edremit

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 12 Mar. 2023 22:57 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Eu também gostava mas, são mais de 200000 datasheets, devo ter uns 10000. Depois há muitos componentes que não têm nem do fabricante. Vou dar um exemplo que perdi mais de meia hora há pouco, BD9777.

O site tem uma área onde coloquei os métodos para desligar a proteção dos ICs usados nos LCD, há dois sem datasheet porque a marca não os fornece. Há aqui dois problemas, um com o espaço, outro com as ligações externas, não sei bem o que vou fazer.

Só para terem uma noção e para não ter de fazer listagens enormes, na área dos CI dos LCD, o sistema procura dentro uma pasta onde estão umas centenas de pdfs o pdf com aquele nome, isso evita que tenha de fazer listagens enormes. Estava a tentar uma coisa deste tipo, para os componentes o problema tem sido arranjar os pdfs.
Última Edição: 12 Mar. 2023 22:58 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: edremit

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 13 Mar. 2023 12:42 #4

Seria possível colocar a logomarca do fabricante, em vez do nome, na coluna "MNF"?
Quando se olha para um CI, geralmente a logomarca é o que se vê primeiro. Assim, a consulta pode ser mais rápida.
Tenho aqui uma listagem grande de logomarcas. Se achar que é útil, eu mando.

É uma pena que não se possa colocar link para datasheet. Iria economizar muito tempo na pesquisa.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui, edremit

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 13 Mar. 2023 17:46 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Só tem o nome porque não tenho os logos todos...
A ideia é ter o nome e o logo, se alguns e me enviar agradeço.

Já tenho bastantes, o trabalho é colocar todos do mesmo tamanho e com um nome de ficheiro que relacione com a abreviatura que já está no site.

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 13 Mar. 2023 18:42 #6

Este que eu tenho, por coincidência já está no site. Acho muito antigo. Muitas logo já foram mudadas.
A definição também é ruim. Para transformar em ícone que possa servir, acho que dará trabalho. Aqui vai:

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Comoidentificarfabricantesdesemicondutoresporseuslogotipos.pdf
Tamanho do Ficheiro: 867 KB
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui, Luiz Rizzi Silveira, edremit

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 13 Mar. 2023 21:16 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Bem o único trabalho é relacionar 292 icons na tabela.....
Pouca coisa comparado com outras áreas do site.

Apenas fiz um teste do componente com o marking code _Z
para já é para ir fazendo, só vai aparecer nos que têm logo

_Z smd Faircild

Encontrei aqui outro problema, existem marcas com vários logos nos componentes, e marcas que foram compradas e exibem nos novos o logo da nova marca. Mais uma dor de cabeça, têm alguma sugestão de como apresentar os vários logos ou o antigo e novo?

Quanto o link do fabricante, nesse teste está escrito manualmente, já vi que tenho de encontrar uma alternativa porque o texto é maior que o bloco.

Digam-me o que acham?
Última Edição: 13 Mar. 2023 21:17 por Rui.

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 13 Mar. 2023 21:41 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Sinceramente não vejo interesse em ter o logo, com respeito por todas as opiniões.

Interessa sim saber o fabricante (s) e através do link poder (?) saber o datasheet.

Julgo que não fui claro.
A minha ideia seria que ao fazer click sobre o icon se abrisse automaticamente o site do fabricante.
Depois compete ao utilizador fazer algo.

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 13 Mar. 2023 22:19 #9

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
O logotipo muitas vezes uso para identificar o fabricante e assim saber de imediato as características, por exemplo, tenho um componente com o "marking code" A0, com uma caixa "SOT-23", pode ser um MOSFET, Schottky, díodo normal de silício. Se identificar o fabricante sei logo o que é.
Aliás a base é identificar o fabricante de imediato, eu tenho uma lista com as urls de muitos fabricantes (precisa de ser revista e atualizada) até posso colocar aqui... um minuto que vou gerar uma folha excel
Última Edição: 13 Mar. 2023 22:29 por Rui.

Nova área no site equivalência de Componentes SMD 13 Mar. 2023 22:20 #10

Está ficando bom, Rui.
A meu ver, a questão de apresentar o logo é importante somente para aqueles CIs cujo fabricante não aparece claramente na peça.
Tanto o logo antigo como o atual é preciso, porque o pesquisador pode ser alguém que está estudando ou reparando um aparelho antigo.
Teria que colocar os dois, talvez lado a lado, ou por meio de uma janela sobreposta.

Quanto ao site do fabricante, o zurca tem razão; é muito importante. Temos muitas opções de se fazer pesquisas gerais de datasheets. Eu aqui tenho nos favoritos alguns: Octopart, UTsource, Digikey, etc.
Mas, demora até achar a informação. É um mar de propagandas, pop-ups, etc.

Um link para o fabricante ou para um datasheet confiável seria um recurso extremamente funcional.
Aqui na minha cidade, tive oportunidade de ver que o vendedor consultava o Eletronica PT para ver equivalência de transistor.
Daria trabalho, mas poderia tornar o site numa referência mundial ainda maior.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema