Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Fonte boa e barata para bancada

Fonte boa e barata para bancada 15 Mar. 2023 03:16 #1

  • Picco_br
  • Avatar de Picco_br
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 10
Esse é um projeto que montei recentemente para usar na bancada como fonte reserva, é uma fonte com baixo nível de ruído de alta frequência e baixo ripple que usa dois LM317 em paralelo para reduzir a dissipação de potência do regulador, o ideal seria três reguladores em paralelo para a faixa de tensão de trabalho da fonte, mas usei dois para não deixar a placa muito larga, afinal de contas, quem usa 1,5A de corrente em tensões abaixo de 3V com frequência?
A tensão de saída é de 1,2V a 20V e uma corrente máx. de 1,5A, é um circuito simples e os componentes são fáceis de achar para comprar, eu usei componentes de sucata nessa fonte e por isso o custo foi praticamente zero, só tive que gastar no cap. de filtro e na placa de fenolite, o restante foi tudo retirado de sucata.



fig01.png


fig02.png


foto1_2023-03-15.jpg


foto2.jpg


foto3.jpg


foto4.jpg


foto5.jpg
Última Edição: 15 Mar. 2023 03:20 por Picco_br. Motivo: Não tem a opção "Inserir" quando está criando o post, posso não ter achado.

Fonte boa e barata para bancada 22 Abr. 2023 14:11 #2

Muito interessante e útil essa sua ideia

Vou providenciar os materiais e fazer uma pra mim ;)

Fonte boa e barata para bancada 26 Abr. 2023 13:15 #3

O Wagner Rambo apresentou um controle de corrente para ser incorporado em fontes. É um bom refinamento para fontes sem proteção.

Fonte boa e barata para bancada 26 Abr. 2023 18:30 #4

  • Picco_br
  • Avatar de Picco_br
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 10
Controle de corrente ou limitação de corrente?

Lembrando que o próprio LM317 já tem limitação de corrente interna, o problema é que como eles são ligados em paralelo, a limitação vai dobrar.
No LM317 a limitação fica em torno dos 2,2A, usando dois em paralelo essa limitação vai para 4,4A, a saída seria usar um transformador de 5A ou adicionar um fusível no secundário como fiz nesse esquema.
Nas fotos não aparece o fusível porque adicionei depois de tirar as fotos.

Fonte boa e barata para bancada 26 Abr. 2023 18:50 #5

Diria que é mais um controle de corrente, porque serve para evitar danos à fonte em caso de curtos.
Aquela fonte que eu montei com dois LM317, mesmo tendo um fusível na saída entrou em curto quando uma vez eu coloquei num autorrádio com problemas.
Acho que só o fusível não protege esta fonte com LM317.
Última Edição: 26 Abr. 2023 18:53 por Conhecendo Eletrônica.

Fonte boa e barata para bancada 26 Abr. 2023 22:20 #6

  • Picco_br
  • Avatar de Picco_br
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  • br  
  • Mensagens: 33
  • Agradecimentos 10
Conhecendo Eletrônica escreveu:
Diria que é mais um controle de corrente, porque serve para evitar danos à fonte em caso de curtos.
Aquela fonte que eu montei com dois LM317, mesmo tendo um fusível na saída entrou em curto quando uma vez eu coloquei num autorrádio com problemas.
Acho que só o fusível não protege esta fonte com LM317.

Controle de corrente é quando você tem um potenciômetro onde você pode ajustar a corrente limite de saída. Limitação de corrente é parecido, mas você não tem como ajustar a corrente limite, é um valor fixo.

O problema na sua fonte pode ser regulador falso, para testar é fácil, basta ligar uma alimentação qualquer na entrada e colocar a saída em curto, se queimar é falso.
Em relação ao fusível, tem que ver o valor e o tipo de fusível que você usou, normalmente fusível rápido abre com o dobro da corrente indicada.

Fonte boa e barata para bancada 27 Abr. 2023 01:12 #7

O curto não ocorreu com esta última montagem. Eu não fui claro na mensagem.
Isto aconteceu há mais de dez anos.
Não lembro mais o tipo de fusível.
O que eu me lembro com certeza é que o valor do fusível estava correto e os CIs funcionaram muito tempo antes de ocorrer o curto.
Depois disto a fonte foi reconstruída umas duas vezes, para melhorar a apresentação. Mas sempre usei o mesmo circuito.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema