Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparação e Avarias Monitores

TÓPICO: Monitor TFT Sonic IIm7wg não liga

Monitor TFT Sonic IIm7wg não liga 31 Dez. 2015 16:01 #1

  • gsousa
  • Avatar de gsousa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 32
  • Agradecimentos 7
para primeiro tópico,

Boas Amigos!!!

Tenho um monitor marca Sonic, modelo IIm7wg, que neste momento não liga, abri, fiz medições e na fonte secundária não tenho valores, está morta, a fonte primária meço com multimetro digital, 737volts no condensador grande, e depois sempre a mesma tensão até aos 2 pinos de entrada no transformador que faz a passagem para a fonte secundária.

na fonte secundaria não tenho tensão nenhuma.

Aparentemente dei com o gato, isto é, apesar de fazer medições na placa e os diodos logo a seguir ao transformador na parte secundária me dar correcto, resolvi retirar os 2 da placa e testar fora, para supresa 1 está bom, outro está aberto, neste caso o "SB560" o que está bom é um "SR560" fui verificar aqui no meu stock de diodos tirados de várias fontes e outros aparelhos antes de mandar reciclar e não tinha nada igual, apenas um SB340.

Resolvi colocar lá e testar, agora sim tenho voltagens na saída da placa, neste caso nos 12v tenho saída de 14.2 e nos 5V tenho saída de 4.8, apesar de já ter colocado uma peça diferente, resolvi não montar mais nada sem pedir aqui a vossa opinião.

várias questões que pedia ajuda a voçês?

1 - posso manter este diodo, apesar de ser 2 amp mais baixo que o original????
2 - as saídas de voltagem é mesmo assim, ou aquela diferença é mesmo provocada pela alteração do diodo???
3 - e já agora SB e SR é só mesmo uma questão de letras do fabricante ou tem mesmo significado???


Desde ja obrigado a quem poder ajudar e fico a espera dessa ajuda para montar ou não as restantes peças.

e para mim já ter voltagens na saída já foi um êxito, pois como referi na apresentação, não percebo nada de electrónica, mas tenho vontade de aprender e sou um curioso, e tudo que fiz acima foi através de aulas no youtube e ler alguns manuais aqui na net.


Obrigado
Gilberto
Última Edição: 31 Dez. 2015 16:02 por gsousa.

Monitor TFT Sonic IIm7wg não liga 31 Dez. 2015 16:27 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8001
  • Agradecimentos 3175
Benvindo.

Deve usar as peças recomendadas pelo fabricante ou pelo menos equivalentes ( ex. nte573)
Neste caso passar do SB560 para o SB340 parece-me um risco.
Mais tarde ou mais cedo pode vir a ter problemas.
Para "experimentar" admite-se.

As designações de B ou R podem dever-se apenas a serem fabricantes diferentes.
Última Edição: 31 Dez. 2015 16:40 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: gsousa

Monitor TFT Sonic IIm7wg não liga 31 Dez. 2015 16:53 #3

  • gsousa
  • Avatar de gsousa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 32
  • Agradecimentos 7
Obrigado zurca1599!!!

Irei comprar então o diodo correcto e depois deixo aqui feedback se o resto funcionou também.

Monitor TFT Sonic IIm7wg não liga 05 Jan. 2016 01:59 #4

  • gsousa
  • Avatar de gsousa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 32
  • Agradecimentos 7
Boas Amigos!!!

Depois de comprar o diodo SB560, coloquei no seu lugar e o monitor está funcionar a 100%.

Obrigado a todas pela ajuda.

Monitor TFT Sonic IIm7wg não liga 05 Jan. 2016 02:11 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8001
  • Agradecimentos 3175
Ainda bem que fez tudo certo e resolveu. :)
Os seguintes utilizadores Agradeceram: srp91

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema