Boas
Peço desculpa, há muito tempo que não vinha aqui ao forum, embora já esteja registado há algum tempo.
Tenho-o usado mais para consulta.
Por via das dúvidas vou fazer nova apresentação.
Agradeço desde já toda a ajuda que me possam prestar.
Relativamente ao problema, já retirei o termoestato para o testar.
Ele é pequeno. Tem 4 terminais.
Retirei um protetor de plástico que tem na zona dos terminais.
Fiquei com visibilidade direta para o "interruptor" que liga ou interrompe o circuito, conforme a temperatura.
Esse interruptor estava aberto, e estranhei logo, ou seja, se o termoestato estava frio o interrptor deveria estar "fechado", ou seja, para deixar passar corrente para que a resistência aqueça. Só depois quando ultrapassar uma determinada temperatura é que deveria abrir para não deixar passar mais corrente certo? Estou a pensar bem, ou o funcionamento não é bem assim?
Apesar desta primeira análise o que fiz:
-Não sei como testar o termoestato com o multímetro? Como devo fazer?
-Posto isto, sem o saber fazer de outra forma, para o testar aqueci-o com uma vela; Quando chegou a uma determinada temperatura, ele abriu o interruptor e ouvi um pequeno clique(até aqui tudo bem penso eu); No entanto quando arrefece, não volta à posição inicial; tenho de forçar o fecho do interruptor com ma pequena chave....isto é normal?
Espero ter-me feito entender.
Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Gostava de resolver o problema, porque me parece ser uma avaria simples, mas daí...
Cumprimentos