Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparação de aparelhos linha branca. Máquinas de Lavar, Frio, Ar Condicionado
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Desumidificador Flama 1312FL avariado

Desumidificador Flama 1312FL avariado 13 Jan. 2023 15:25 #1

  • almamater
  • Avatar de almamater
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 118
  • Agradecimentos 5
Tenho aqui um desumidificador Flama 1312FL parado (avariado) já algum tempo, resolvi investigar agora o problema para ver se o motor está Ok.




Pensei que fosse falta de gás, tendo em conta o estado das grelhas, mas na realidade não sei o que será.




O motor\compressor não liga quando se liga o desumidificador.
Fiz uns testes e ao início até pensava que era o relé da board principal, que não estivesse a enviar tensão para o motor, mas não.



Cheguei à conclusão que o motor trabalha, liguei-o à parte com um cabo que fiz para alimentar as 3 boninas (sendo que uma delas é apenas ao início), e funcionou bem! Ligou sem problemas.

O 'térmico' (acho que se chama assim), desacoplado do motor tem tensão (~230VAC), mas acoplado ao motor fica logo a Zeros, o motor nem dá sinal.




Isto significa que é esta peça (térmico) que avariou? Ele tem continuidade entre os pinos.. aparentemente não parece avariado..

Ah esqueci de referir que o motor tem um consumo normal a meu ver (~0.9A), mas não sou expert na matéria:

Desumidificador Flama 1312FL avariado 15 Jan. 2023 18:57 #2

  • jokasat
  • Avatar de jokasat
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 72
  • Agradecimentos 14
Caro amigo troca o condensador de entrada 1.5 uf e vê se o ventilador esta a trabalhar.

Jokasat
Os seguintes utilizadores Agradeceram: almamater

Desumidificador Flama 1312FL avariado 15 Jan. 2023 19:29 #3

  • almamater
  • Avatar de almamater
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 118
  • Agradecimentos 5
O ventilador está a trabalhar sem problema, o compressor é que não, vou testar o condensador a ver se está bom..

Desumidificador Flama 1312FL avariado 18 Jan. 2023 15:34 #4

  • almamater
  • Avatar de almamater
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 118
  • Agradecimentos 5
Pois que tirei os condensadores amarelos e 2 deles não estavam com os valores mesmo iguais ou parecidos e substituí-os por uns novos (1.0 e 0.1uF). Mas o resultado é o mesmo.



O compressor trabalha se o ligar diretamente aos 220V, o respetivo térmico (um Klixon 20R) apenas tem 220V quando não está acoplado.

Alguma coisa faz com que os 220V sejam cortados assim que o motor quer iniciar... será o térmico ou pode ser outra coisa qualquer na placa principal?

Desumidificador Flama 1312FL avariado 18 Jan. 2023 18:19 #5

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
Veja se este vídeo o ajuda a compreender como funciona a tal peça que suspeita.
O seu motor pode usar dois sistemas de arranque conforme a folha de dados:


motor.jpg



Última Edição: 18 Jan. 2023 18:25 por mancarra1. Motivo: Colocar modo de arranque
Os seguintes utilizadores Agradeceram: almamater

Desumidificador Flama 1312FL avariado 19 Jan. 2023 16:25 #6

  • almamater
  • Avatar de almamater
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 118
  • Agradecimentos 5
Obrigado, entretanto testei ligar o compressor com o térmico acoplado e ligado diretamente aos 220V. E funciona, portanto não é também do térmico.

Deverá ser algum componente na plaquita principal, condensadores não são, resistências estão Ok.. tenho de averiguar melhor :\

O micro deve analisar algo e depois desativa a saída dos 220 quando o compressor quer arrancar..
Última Edição: 19 Jan. 2023 16:26 por almamater.

Desumidificador Flama 1312FL avariado 29 Jan. 2023 03:43 #7

  • JR_PF
  • Avatar de JR_PF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • pt  
  • Mensagens: 8
  • Agradecimentos 1
Boa noite,
Estou com um problema semelhante, num desumidificador Flama mas com uma placa um pouco diferente (imagem em anexo).

No meu caso, o compressor arranca da primeira vez que ligo o desumidificador, e à segunda já não liga. Tenho de desligar da corrente, descarregar os condensadores, e normalmente volta a ligar (não é 100% certo).
Naturalmente, quando arranca ouço o relé, e quando não arranca não ouço sinal dele.

Também desconfio dos condensadores... Vou retirar para ver como estão...

Obrigado pela ajuda
Anexos:

Desumidificador Flama 1312FL avariado 29 Jan. 2023 04:02 #8

  • JR_PF
  • Avatar de JR_PF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • pt  
  • Mensagens: 8
  • Agradecimentos 1
Verifica o transistor que ativa/desativa o relé (no meu caso é o 8050SS). Poderá não estar ok... Será o meu próximo passo
Os seguintes utilizadores Agradeceram: almamater

Desumidificador Flama 1312FL avariado 29 Jan. 2023 10:06 #9

  • almamater
  • Avatar de almamater
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 118
  • Agradecimentos 5
Nesse caso apontava já para os condensadores sim, mas na minha placa mesmo com novos o comportamento manteve-se.

Estou agora à apontar para o térmico\PTC que está acoplado ao motor, pois o motor quando ligado diretamente funciona, através da PCB do desumidificador os 220V inicialmente estão presentes (o relé parece assim estar Ok) mas se encosto o fio do motor(com o PTC) desativa logo..
Os seguintes utilizadores Agradeceram: JR_PF

Desumidificador Flama 1312FL avariado 29 Jan. 2023 17:42 #10

  • JR_PF
  • Avatar de JR_PF
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • pt  
  • Mensagens: 8
  • Agradecimentos 1
Valores dos condensadores:
1.0uF -> 0.9uF
0.068uF -> 0.05 uF
0.1uF -> 0.075uF

Vou procurar e trocar estes, e depois vamos ver…
No teu caso, nunca consegues pôr o compressor a trabalhar? Mas ouves o relay a desligar quando ligas o motor?
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema