Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: aproveitamento de energia solar numa estufa

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 12:41 #1

  • Gizmo
  • Avatar de Gizmo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • lu  
  • Mensagens: 10
Olá pessoal,
Quero monta um sistema de aproveitamento de energia solar numa estufa onde tenho uma cultura "caseira" de hidroponia , mas tenho algumas duvidas. Vou tentar explicar.
Na estufa uso uma bomba de 30W ligado a uma tomada de 220V e uma bomba de ar de 7W também ligada a uma tomada de 220v, são aquelas bombas típicas aquários.
Pelas contas que eu fiz ambas as bombas têm um consumo reduzido e não sei se o investimento que teria de fazer num sistema solar compense mas agora seria a estufa mais tarde poderia ter outra utilidade.
Tenho também parada uma bateria de automóvel de 12v com 80A e pelo que pesquisei, corrijam-me se estiver enganado, preciso de mais :

1 Módulo Solar
1 Regulador Solar Controlador de Carga
1 Inversor

Que tipo de modulo solar devo comprar? gostava de um que funcionasse bem para a bateria que tenho e que um dia mais tarde pudesse ampliar para ter mais potencia.
Tenho uma outra duvida em relação ao sistema solar, imaginem um dia de sol com o modulo solar a trabalhar em pleno, bateria carregada e em que eu ligo por exemplo uma maquina de cortar relva ao inversor, é possível? funciona?

Terei com certeza outras duvidas, mas agradeço desde já todas as dicas e esclarecimentos que me possam dar sobre o assunto.
Obrigado

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 17:12 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Uma das formas de calcular o tempo de funcionamento é verificar que consumo tem cada dispositivo, sendo assim as contas são muito simples.
Temos uma bateria de 80A/h, isto permite debitar 12V com um consumo de 80A durante 1 hora.

P=VxI em que v é a tensão(volts), I a corrente (ampere), P a potência (watt)

Se calcularmos a corrente da bomba, temos 30=220xI, I= 0.136A ou 136mA a partir daqui podemos fazer as contas de cada dispositivo um a um, quanto tempo ficam a funcionar mesmo sem energia solar.

Se a bateria tem 80A/h e nós consumimos apenas 0,5 amperes, a bomba ligada à bateria consegue funcionar 160 horas.

Grosso modo, pode fazer as contas assim, na prática existem perdas e a bateria não tem exatamente os 80 Amperes. Por isso, é melhor calcular sempre com alguma tolerância.

Estas mesmas contas servem para ver quanto pagamos por cada dispositivo, por exemplo, a bomba, consome 30W, ou seja, 0.030 KW/h, precisa de estar ligada 33 horas para gastar 1KW/h do fornecedor de energia. Assim, consegue calcular a viabilidade e quando vai ter o retorno do investimento.

Utilize a Lei de Ohm para fazer estes cálculos.

Para ligar o máquina de cortar relva ou outro dispositivo, tem de verificar sempre que corrente consome e se o inverter suporta esse consumo, supondo que vai ligar algo com 2200W. a corrente será de 10A, a bateria conseguirá suportar muito menos tempo. O método de cálculo é o mesmo dos anteriores exemplos.
Última Edição: 08 Mar. 2016 17:30 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Gizmo

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 19:11 #3

  • Gizmo
  • Avatar de Gizmo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • lu  
  • Mensagens: 10
Antes de mais, obrigado pela resposta.

por uma das formulas que encontrei nas minhas pesquisas na net e que vai de encontro ao que me respondeu:

Consumo = Potência do aparelho em Watts x horas de funcionamento por mês / 1.000

neste caso a bomba vai funcionar 12h por dia x em média 30 dias do mês dá 360h
sendo assim temos


C = 30 * 360 / 1000 ---->> C = 10.8 kWh / mês

aqui o preço do Kwh mensal é de 0.1646 logo gasto 1.78€ mês com a bomba, está correcto ?

1 Regulador Solar Controlador de Carga - ronda os 15€
Inversor - minimo que encontrei 200€
modulo solar - não faço ideia do que preciso ...

Seja como for não fica barato e são precisos muitos meses para começar a ter rentabilidade.
No entanto com a duvida de posso ligar por exemplo um corta relva, o meu tem 1500W a esse sistema e funcionar em condiçoes.

Quais os riscos de um sistema assim, ja li algures que as bateria podem rebentar ... é verdade ?

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 19:55 #4

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Atenção a um pormenor

Quando se usa um conversor numa carga indutiva como é o caso do corta relva é aconselhado que a potencia fornecida ultrapasse no minimo de 5 vezes a potencia da carga
Última Edição: 08 Mar. 2016 19:55 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Gizmo

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 21:21 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
C = 30 * 360 / 1000 ---->> C = 10.8 kWh / mês

Sim estão corretos estes cálculos.

No caso de circuitos com motores é recomendado, conforme referencia o amigo Divercentro, um débito suportado 4 a 5 vezes superior, ou seja, o inversor tem de suportar 5000 a 6000W.

Todas as baterias têm um tempo de vida útil diminuindo o seu rendimento ao longo do tempo, é um gasto que tem de ponderar. Rebentar a bateria não rebenta se o circuito estiver corretamente ligado.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Gizmo

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 21:40 #6

  • Gizmo
  • Avatar de Gizmo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • lu  
  • Mensagens: 10
Rui escreveu:
... o inversor tem de suportar 5000 a 6000W.

Todas as baterias têm um tempo de vida útil diminuindo o seu rendimento ao longo do tempo, é um gasto que tem de ponderar.


Pois e quanto mais potente o inversor mais caro também, e realmente o custo da ou das baterias também tem de ser levado em conta.


Já agora e apenas por curiosidade, aqueles grandes painéis solares que se vêm muito por aí, também têm baterias? ou vendem diretamente a rede e depois o proprietário volta a comprar ?

Em relação ao meu projecto, vou fazer as contas de tudo que posso utilizar, as bombas do sistema de hidroponia, a bomba de 500W do deposito de recuperação de água da chuva para a rega do jardim e o corta relva, vou ver o custo mensal médio desses aparelhos e fazer bem as contas ... logo vejo. Em relação aos painéis solares o que me aconselham como o mínimo para a minha situação ?

Obrigado

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 22:00 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
A maior parte dos painéis que se vêm para transformar energia solar em energia elétrica, utilizam um inversor grid-tie, ou seja, a energia é injectada diretamente na rede do fornecedor de energia que paga essa energia ao proprietário não usam baterias.

Outras soluções usam baterias, casas isoladas por exemplo, mas também de utilização parcial, ou seja, uma parte da energia é fornecida pelo painel a outra do fornecedor, isto permite usar sistemas de pequena dimensão sem recurso ao fornecedor de energia.

Neste caso concreto, apenas o cortador de relva vai aumentar substancialmente o custo do sistema, porque não testar os circuitos de menor consumo e evoluir mais tarde em função do resultado.

Na maior parte dos casos, estes sistemas não são mais baratos do que o consumo do fornecedor.
Não esquecer que o painel também tem um tempo de vida 10 a 20 anos e que os eu rendimento também diminui.

O painel neste sistema, tem de possibilitar a carga das baterias para uma utilização, ou seja, se tivermos um painel de 12W-12V, a bateria demora a carregar 80 Horas com luz no máximo. Se for um de 120W a carga será 10 vezes mais rápida.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Gizmo

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 22:05 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 7999
  • Agradecimentos 3173
Para alem do que lhe indicaram, e bem , só vou reforçar 2 pontos.

1) O retorno do investimento.

Note o caso da sua bomba com um custo mensal energético de 1,78€.
Admitindo que todo o seu ssistema ficaria por 500€.

O investimento estaria pago (teoricamente) ao fim de 23 anos!

2) O tempo de vida do sistema.

Este ponto é essencial pois implica a viabilidade do projecto.

Acredita que um sistema desse tipo duraria 23 anos?


Apenas queria que pensasse e fizesse bem as contas e decidisse .

Como é normal o que indiquei antes poderia ser alterado e optimizado, e isso exige critério e o velho "bom senso".
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Gizmo

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 22:58 #9

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
zurca1599 escreveu:

O investimento estaria pago (teoricamente) ao fim de 23 anos!

23 anos se tudo correr bem o que ninguem acredita, porque vai ter avarias possivelmente problemas com o mau tempo e outras
Última Edição: 08 Mar. 2016 23:09 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Gizmo

aproveitamento de energia solar numa estufa 08 Mar. 2016 23:01 #10

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Nem tudo o que lóse é ouro

Os paineis que se vê por todo o País é pago por nós todos que temos a quarta energia mais cara da Europa

Mas isso é outra história que nao vale a pena discutir aqui

No ano de 2015 a EDP deu quase 100 milhões de euros de lucro no entanto em janeiro aumentaram o preço da energia electrica
Última Edição: 08 Mar. 2016 23:04 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Gizmo
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema