Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Colocação de Paineis Solares de Diferentes Waatts???

Colocação de Paineis Solares de Diferentes Waatts??? 05 Abr. 2013 19:35 #1

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Boas

Gostaria de confirmar (ou não) o seguinte:
- Tenho cerca de 10 Paineis Solares cada um com aproximadamente 130watts e neste momento tenho todos em paralelo, funcionando a 12v, caso, queira adicionar mais paineis, por exemplo de 230 watts que irão funcionar a 24v, poderei colocar estes em conjunto com os outros, fazendo ligação em série dos outros, por exemplo 5 ligados em paralelo, mais 5 ligados em paralelo e trocar as saidas de ambos, positivo com negativo e negativo com positivo para ficar em série, dando os 24v e ligando depois em paralelo com os restantes que quero adicionar de 230watts? Como forma de aumentar os watts no meu sistema.
Se tiverem um link com algum esquema semelhante a este que eu quero colocar, agradecia também a vossa ajuda.

Obrigado e bom fim de semana

Re:Colocação de Paineis Solares de Diferentes Waatts??? 07 Abr. 2013 15:12 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Sim podes ligar em paralelo paineis de diferente potencia se eles forem da mesma tensão isto é se forem de 12 volts como é o caso

Para alterares a ligação de 12 para 24 volts tens que fazer 2 conjuntos de 5 paineis cada e depois ligas cada conjunto em serie

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema