Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 05 Set. 2017 13:28 #1

Bom dia Pessoal, sou novo no Forum e preciso de uma ajuda dos mais experientes. Não tenho conhecimentos profundos em Eletrônica, somente o basico do básico aprendendo em pequenos projetos de Internet mesmo.

A minha dúvida é a seguinte: Construi um Gerador Eolico com um motor de Patinete Elétrico de 24v 120w DC.
O gerador ficou excelente, tanto o mastro quanto todo o suporte, fiz tudo em ferro com rolamentos.

Porém o que eu mais queria era acender uma lâmpada ou um Led só para enfeitar mesmo a noite, nada de carregar baterias ou algo do tipo, a idéia é um gerador que acendesse pequenas coisas.

Porém já tentei de tudo: fiz um ladrão de jaule e acoplei na saida do Gerador e nada, não acende nem uma fita led de 12v, já tentei ligar um led de alto brilho direto na saída do motor e também nada.

Creio que o que falta é amperagem, pois ele consegue gerar uns 3 a 5v dependendo do vento (moro em lugar alto na frente da serra da cantareira).

Alguém consegue me ajudar por favor neste meu projeto me informando o que falta para eu conseguir acender um led, uma pequena lampada etc?

agradeço a todos

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 05 Set. 2017 16:33 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Primeiro, verificar se está a gerar tensão e qual o valor da tensão. Se, por exemplo, o gerador tiver uma saída de 3V colocar uma lâmpada de 110 ou 220V não acende.

Seja em que situação for, sem ter mais nenhum componente, a corrente que sai é corrente alternada.
Por isso, apenas pode ligar lâmpadas de resistência comuns.

Na minha opinião, se é apenas para demonstrar e mostrar que gera alguma coisa, ligava um led ou dois na saída. Atenção que tem de medir o valor da tensão de saída. nunca ligue o led diretamente porque vai queimar tudo. Diga que valor tem na saída que n'só metemos aqui um circuito simples com um ou vários leds.

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 05 Set. 2017 18:09 #3

Boa tarde Rui, obrigado pela resposta, porém vieram algumas dúvidas:

quando eu giro a hélice com o a mão e com o multímetro ligado na saída do motor, eu faço a medição na escala de CC em 20v, uma vez que este motor (anexo) é CC (caso fosse ligado em uma bateria correto?)então como ele está gerando energia em vez de ser alimentado, ele gera corrente alternada?, caso sim como consigo medir na escala de CC?

outra duvida seria, seguindo e medição que fiz acima, ele está gerando entre 2 e 3v com uma rotação moderada, porém o Led nem se coça rs...será que não está faltando amperagem?


obs.: tenho um motor de esteira de 12v 90w e ligo o mesmo led na saida dele direto sem diodo, quando giro o eixo com a mão o led acende.

bom estas são as dúvidas, porém deixo com quem entende mais rs.

obrigado pela ajuda


motor24v.jpg
Última Edição: 05 Set. 2017 18:15 por Rui.

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 05 Set. 2017 18:32 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
O multimetro tem uma escala CC e outra AC, coloque em AC.

Embora o motor funcione com corrente continua, ao girar, vai alternando os polos magnéticos e, assim, gerar corrente alternada. Pedi para medir porque, pela lei de MHURPHY, quando não funciona, tem quase sempre alguma coisa desligada.

Os geradores rotativos que geram corrente contínua chama-se dínamos, nas bicicletas antigas que tinha um alternador girando com a roda, davam-lhe o nome de dínamos embora fosse alternadores.

Neste caso vc tem uma corrente alternada, tem de retificar com uma ponte (quase todos os aparelhos de pequena dimensão ligados no setor(110 ou 220) têm uma ponte retificadora.



Essa ponte tem o objetivo de tornar a corrente alternada em, contínua. O mais parecida com as pilhas e baterias. Essa ponte, grande ou pequena, tem uma entrada de AC que vai ligar aos fios do gerador.
Se não tiver escrito AC, tem um + e um -, os outros dois são a entrada.


(tem transformador é onde vai ligar os fios que descem do motor)

vamos ter uma circuito assim

Passamos a ter uma saída com pulsos, (NÃO LIGAR O LED DIRETO SENÃO VAI QUEIMAR)

No +(mais, positivo) e -(menos, negativo) já podemos ligar um led ou vários com um resistor asssim

Ter em atenção a um pormenor, em cada díodo cai 0,7 volts, se a tensão for muito baixa não vai ter essa tensão.

Mas, se o motor girar mais depressa (coloque uma furadeira(berbequim) girando ele) vai ter mais tensão.

Para ligar o led usar sempre um resistor, pode tirar de aparelho velho, calcule o seu valor aqui


Calcular resistor para o led

e pronto... vai ter energia luminosa sem pagar.

Nota importante: É das pequenas coisas que nascem as grandes ideias. Tente entender... o saber não ocupa lugar.

Aqui tem um esquema completo de um motor e retificação
Aerogerador com Motores de Passo
Última Edição: 05 Set. 2017 19:07 por Rui.

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 05 Set. 2017 18:43 #5

Nossa, perfeito Rui...agora tenho uma esperança de acender pelo menos um Led com a ponte retificadora abaixo..

Hoje quando chegar em casa vou fazer esta ponte com os diodos 1n4001 do exemplo que me mandou + o capacitor.
Se der certo....vou ficar super feliz, pois já estava desistindo e pensando em montar um com imas de neodimio.

mas desistir jamais rs, vou testar como me falow e volto a informar no tópico.


mais uma vez muito obrigado.

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 05 Set. 2017 22:18 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 7999
  • Agradecimentos 3173
killresume

Por acaso já verificou se esse motor está em bom estado?


Acabei de experimentar 10 motores diferentes e TODOS funcionaram quando acionados com pequeno berbequim a cerca de 1000rpm.

Geraram as tensões DC e alimentaram led sem problemas.

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 06 Set. 2017 12:00 #7

Bom dia pessoal

Ontem quando cheguei em casa fiz outros testes:

tirei o gerador da torre e coloquei na bancada para medir a saída do gerador
com o multimetro na escala de cc percebi que no sentido que o eixo está virando (anti horário) o fio positivo estava mandando carga negativa e o negativo positivo, então este era um dos erros iniciais que nao me atentei.

girando o eixo levemente com a mão já consigo uns 3v tranquilo tendo em vista que não irei precisar de um furacão para gerar energia rs.

peguei o led inicial que nao acendia e coloquei na saida do motor respeitando agora a polaridade e girando novamente o eixo com a mão o led acendia, dai já fiquei mais feliz.

como inicialmente eu tinha feito um ladrão de jaule e adaptei no gerador mas nao funcionou, desta vez fiz a ligação da entrada do ladrão de jaule novamente respeitando a polaridade do motor e na saída do ladrão de jaule liguei o Led, novamente sucesso o led acendeu.

peguei 3 capacitores de 470uf x 25v e liguei em série e liguei outro led com um resistor de 1k na saída dos 3 capacitores ja ligados em série, aqui a ideia seria carregar os capacitores com a voltagem gerado do motor e o led ficar mais tempo acesso.

depois disto fiz assim: na saida do motor eu liguei este led junto com os 3 capacitores e também a entrada do ladrão de jaule. Então quando o eixo girasse iria alimentar o ladrão de jaule e tambem os 3 capacitores junto do led.

girando o eixo com a mão, percebi que o led que está ligado na saida do ladrão de jaule acende muito mais forte quando esta ligado junto do led que está com os capacitores, e este led mal pisca.

bom, ate agora consegui o que queria, que era acender um LED, porém o que gostaria de saber é se consigo acender mais de um led, sugestões sobre a ligação que fiz (vou deixar o desenha para melhor compreensão) e se alguem tem algum circúito que posso adaptar...e daí o céu é o limite.

vou deixar com quem mais entende porque aqui estou engatinhando ainda..

por enquanto muito obrigado a todos..
Anexos:

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 06 Set. 2017 14:11 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 7999
  • Agradecimentos 3173
Pois bem me parecia que estava a fazer algo errado.

Consegue acender os led que desejar assim use o proceço correcto.

Gerador , velocidade do mesmo gerador , etc etc etc .

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 06 Set. 2017 15:28 #9

Queria saber se tem como aumentar a tensão de saída para alimentar mais leds...

Gerador Eólico com Motor de Patinete 24v 06 Set. 2017 16:56 #10

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 7999
  • Agradecimentos 3173
Pode mas deve estudar um pouquinho melhor esses circuito/sistemas.

Veja aqui no site:

www.electronica-pt.com/aerogerador-100w

www.electronica-pt.com/energia-eolica
Última Edição: 06 Set. 2017 16:57 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema