Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Aeolica Air-x 400 12/24V ????

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 04 Nov. 2012 11:56 #11

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Bons Dias Rui

Obrigado por toda a tenção, os leigos em certas matérias fazem muitas perguntas, aqueles que querem aprender como é óbvio, de coisas óbvias para quem sabe, é como tudo, mas faz parte de qualquer aprendizagem :)
Que tipo de relé o amigo me aconselha para esta situação, será que existe algum esquema, daqueles simples que eu possa ver para poder aplicar? ou um link com a respetiva aplicação.
O que o amigo me aconselha a colocar depois do inversor de 12v --> 230v, estou a pensar colocar um quadro logo a seguir à saída do inversor para controlar a partir dali os vários pontos que tenho e são muitos, devo colocar um diferencial a seguir à saida do inversor e a seguir os respetivos dij de corte para cada área? Isto porque estou preocupado com a segurança, que é um aspeto fundamental e que permita também proteger o respetivo inversor, de alguma manobra que eu faça por aqui de "leigo" :)

Grato mais uma vez pela preciosa ajuda

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 29 Nov. 2012 17:14 #12

Olá, boa tarde!

Está acontecendo o mesmo comigo. O meu Air-X só gera no máximo 7 volts, e mesmo assim no limite máximo, pois o Eólico trava a seguir.

Ja conseguiram evoluir neste assutnto?

Obrigado

Sérgio

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 29 Nov. 2012 23:28 #13

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Boas

Eu penso, ainda não tenho a certeza absoluta, mas, penso que assim está a funcionar bem, embora irei ter a certeza quase absoluta quando colocar um amperimetro à saida do mesmo, eu penso que ele trava, uma vez que obtem o sinal do controlador, de carga excessiva para as baterias, ou por outro sinal do mesmo, quando passa por mais rotações que o permitido, acho eu, mas ainda estou muito verdinho nestes assuntos.

Abraço

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 17 Dez. 2012 23:44 #14

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Boas

Parece que afinal, assim, não está a funcionar de forma alguma bem.
Como referi, fazia a medição e sómente tinha perto de 6volts, instalei um amperimetro e aproveitei nesta semana que estiveram uns ventos fortes para tirar as minhas dúvidas e realmente a aéolica não está a funcionar nada bem, só me fornece nalguns picos o máximo 5-6 amperes, mas quando ela gira com muita intensidade, para passar 1 ampere é uma chatice, daí, que tenho de fazer alguma coisa, porque como está não produz absolutamente nada, comparado com aquilo que se quer de uma aéolica de 400w.

O QUE PODEREI FAZER? MANDAR VER AS BOBINES?
O QUE ME ACONSELHAM??

Abraço

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 18 Dez. 2012 00:12 #15

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Os 400W são na saída com baterias carregadas depois do inverter.
Vamos fazer o seguinte calculo, pela resistência especifica dos condutores (resistividade) um cabo que tivesse 24V com 10 A, teria de ter uma secção considerável para não aquecer ou mesmo arder.
Também as perdas no cabo em corrente continua são muito elevadas, onde está a medir essa corrente ?, quantos metros de cabo existem até ao aerogerador ? que diâmetro tem o cabo entre o aerogerador e as baterias ?

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 18 Dez. 2012 23:49 #16

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Boas Noites Rui

Testei no próprio cabo da aeolica que está a 3 mt da mesma e a tensão era de 6v.
Fiz uma derivação para o sitio onde tenho montado as baterias, onde fica da aeolica ás baterias, cerca de 25mt, coloquei nessa derivação cabo de 2,5mm. Tirei tb aí a tensão que era de 6volts quando bombava.
Na entrada coloquei o positivo ligado a outro cabdo de 2,5mm (cabo Tomadas) que vai ter a um fusivel de carro que depois vem até ao amperimetro e lida depois ao cabo da bateria que é de 8mm solar.
O negativo entra é ligado a outro cabo de 2,5mm (cabo tomadas) e que vai ligar ao cabo comum das baterias de 8mm.
Tinha ligado um diodo, mas segundo as intruções que vi, não devo com este aerogerador ligar nenhum diodo, pois o controlador, gosta de sentir a carga das baterias.
Enfim algo pode estar aqui mal, porque no teste que consigo fazer, que é ligar o positivo ao negativo da aeolica, o motor bloqueia, ficando com mais pressão e quase que não roda.
Segundo o que tenho visto este é um dos bons aerogeradores, porque tem caracteristicas que fazem dele um bom aerogerador, só que...

Abraço e obrigado
Última Edição: 18 Dez. 2012 23:50 por fazpaginas.

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 19 Dez. 2012 00:09 #17

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Um dos problemas das instalações é o dimensionamento dos cabos entre o aerogerador e os circuitos de carga.
A resistência do cabo é inversamente proporcional ao seu diâmetro, estamos habituados a usar cabos finos em corrente alternada, no entanto, em corrente contínua a resistência de condutores de cobre tem influência.

A resistência de um condutor é dada pela seguinte formula

R=Ro L/S

Ro= resistência especifica, depende do material e temperatura, para o cobre é 0.017 ohms/m
L= Comprimento
S=secção

Se repararmos, um cabo com 25 metros com 2,5mm de secção em cobre, tem de resistência
0.0017x25/2.5 = 0.017x10 =0.17 ohm, será este valor desprezível ? vamos ver.

Vamos considerar 6V e uma corrente de 5A

A lei de ohm diz-nos que U= R I, neste caso, a tensão de perda no cabo será 0.17 x 5 = 0,85V, como é proporcional, se a corrente aumentar as perdas serão maiores. compare os valores na saída do aerogerador e no final do cabo.
Ver artigos
Resistividade
Lei Ohm
Última Edição: 25 Nov. 2015 15:47 por Rui.

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 19 Dez. 2012 15:31 #18

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Viva Rui

Antes de mais obrigado pela preciosa resposta.
Como referi, a tensão tirada na saida do aerogerador era de 6 Volts máxima, e depois quando liguei a corrente no sitio ao é das baterias, era exatamente a mesma, só que o aerogerador como produz corrente alternada os valores a retirar, penso eu que só fazendo através de um amperimetro.
O que penso fazer, para testar de vez o aerogerador, é quando estiver vento suficiente que permita tirar algumas conclusões, levarei para a saída do aerogerador uma bateria e um amperimetro e verei então o resultado à saida do mesmo, sem grandes ligações, fazendo só as ligações qb, para retirar alguma conclusão.
Neste caso mesmo que tivesse uma perda de 0,85v ou partindo do principio que o aerogerador debita os 12v, logo seria se colocar a intensidade de 10A, uma perca de 1,7v, sairia medindo 10,3v, pelo que tenho uma diferença de 4,3 v a menos, penso que por essa lógica, falta uma afinação, retirando assim todas as dúvidas com uma ligação mesmo à saída do aerogerador, esperando eu que os valores que vá encontrar se situem perto do que eu desejo, porque se ele debitasse uma média de 10A, já seria considerado proveitoso, para tempos de menos sol e uma ajuda preciosa, mas, não tenho muita fé :)

Abraço

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 26 Dez. 2012 15:15 #19

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Boas Tardes

Pois fiz a ligação direta ao aerogerador num dia com algum vento, o bastante para dar uns bons resultados, mas, o resultado foi o mesmo, tensão máxima de 6volts e o amperimetro marcou o máximo, lá de vez em quando 5 amperes, enfim, o resultado foi o mesmo, os dados são iguais aos retirado na ligação que tinha ao pé das baterias, nesta experiência coloquei ligação direta ao aerogerador, com uma bateria ligada e um amperimetro, daí, retirar que o aerogerador não está a produzir aquilo que realmente devia.
Sei que este aerogerador air-x 400, produz com alguma facilidade uma boa energia.
O que recomendam? Será que posso levar a aéolica a algum eletrecista de auto, que me permita fazer a respetiva correcção da voltagem, uma vez que o alternador não produz energia suficiente, pode ser uma bobine, mas, não sei se nestes aerogeradores se pode mexer assim com tanta facilidade.
Qual a vossa sugestão? Venderam-me gato por lebre.

Abraço

Re:Aeolica Air-x 400 12/24V ???? 02 Fev. 2013 19:39 #20

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Boas

Já tenho obtido resultados satisfatórios com a aéolica, o problema, penso eu, era de umas baterias que eu tinha ligado ao aerogerador, estas baterias, além de não aceitarem grande carga, uma vez que ficavam logo "carregadas" , com a voltagem ideal, mas, assim que ligava à carga, num ápice se iam, daí, ter colocado essas baterias fora do sistema e ter ligado ao aerogerador baterias novas, o sistema airx deteta automaticamente a voltagem das baterias e confronta com a do seu controlador, daí eu nunca conseguir grandes resultados com as baterias anterirores, mesmo hoje, com vento relativo, a aéolica durante algum tempo, produziu energia sempre perto dos 10A, ultrapassando por vezes esse valor, batendo algumas vezes no máximo do amperimetro que lá tenho de 15A.

Abraço
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema