Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Transient voltage supression diodes

Transient voltage supression diodes 31 Jan. 2022 21:39 #1

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Estou aqui a verificar uns datasheets destes diodos e ainda não consegui entender a vantagem sua utilização.


pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/582065/LUGUANG/P6KE440A.html

Será só a sua alta potencia a grande vantagem?
Última Edição: 31 Jan. 2022 21:40 por Divercentro.

Transient voltage supression diodes 31 Jan. 2022 23:08 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Tenho um artigo semi-preparado para esclarecer a diferença que também me causou algumas dúvidas.

Um diodo TVS(transiente voltage supressor)absorve sobretensão em pouco tempo e funciona de modo a não aplicar tensão excessiva a outros dispositivos semicondutores. Por outro lado o diodo Zener fixa a tensão de entrada a uma tensão constante e fornece tensão fixa para outros dispositivos na linha de alimentação.
Assim, um diodo TVS absorve a tensão de pico para proteger outros dispositivos semicondutores, enquanto o diodo Zener fornece tensão constante a outros dispositivos semicondutores.

No entanto, muitos dos circuitos mais recentes usam apenas TVS e não Zener, assim, para além da tensão constante de alimentação, protegem o circuito alimentado de eventuais picos.

Podemos contrapor que o zener também tem uma tensão de pico permitida mas, o TVS suporta um pico muito maior em relação à tensão nominal... ver se encontro aqui um gráfico.



Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: diodo-TVS.webp
Tamanho do Ficheiro: 29 KB
Última Edição: 01 Fev. 2022 19:52 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Divercentro, Electrohd, Ederlin

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema