Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Ajuda para identificar componente

Ajuda para identificar componente 29 Mar. 2025 09:09 #1

• mario1970
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Agradecimentos 66
Olá amigos, vim pedir ajuda para identificar os seguintes componentes na qual eu nunca troquei nem mesmo me questionei sobre estes componentes que na fonte da tv a fonte Vestel 17IPS71 que os pernos apodreceram e tenho que os trocar mas não sei que componentes são esses.
No esquema está identificado F15 e F16 ambos de 140R só não sei o que são se são resistores ou que tipo de componente é este.
Algum amigo me pode ajudar.
Um abraço

Esquema2.jpg

IMG_20250328_184130.jpg

Ajuda para identificar componente 29 Mar. 2025 14:00 #2

• Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Agradecimentos 366
Pela imagem, presumo que seja um fio condutor e uma ferrite.
Remova o fio da ferrite e substitua por fio de cobre do mesmo calibre.
Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Ajuda para identificar componente 29 Mar. 2025 15:28 #3

• mario1970
  • DESLIGADO
  • pt  
  • Agradecimentos 66
Obrigado amigo Electrohd pela resposta.
De inicio foi o que eu pensei e tentei tirar mas não sai o arame que atravessa esse ferrite ou quer que seja, até porque em algumas placas de sucata que aqui tenho aparecem alguns componentes iguais mas identificado na serigrafia como sendo Lxxx ai sei que é uma bobine mas nesta placa aparece com F15 só pode ser algo como fusível, mas ai ver o numero R140 no esquema o que me deixa mais confuso, de qualquer das formas recuperei os componentes e coloquei-os de volta apenas tive que aumentar os pernos com arame de chunt que tirei de placas de sucata e a tv funciona bem está em teste.
Mas de qualquer das formas eu gostaria se saber que componentes são estes para futuras reparações que possam surgir com esses componentes.
Um forte abraço.

Ajuda para identificar componente 29 Mar. 2025 16:55 #4

• Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Agradecimentos 366
Tem que se habituar aos chassis VESTEL. O esquema nunca bate certo com as placas.
Os shunts são feitos com arame de ferro e é um ponto a ter em consideração. Em ambiente com humidade, a oxidação provoca avarias muito estranhas. No seu caso, o arame não saiu porque a oxidação obstruiu o furo por completo. Até nos furos da PCB é difícil remover os shunts.
Bom fim de semana
O trabalho dignifica o Homem
Os seguintes utilizadores Agradeceram: inadim

Ajuda para identificar componente 29 Mar. 2025 17:58 #5

• mario1970
  • DESLIGADO
  • pt  
  • Agradecimentos 66
Muito obrigado amigo Electrohd pela resposta.
Na verdade é que estas fontes além de um pouco baratas em relação as demais marcas como Samsung Philips entre outras, são bem complicadas em termos de identificação dos componentes na hora de trocar, tem muita pouca informação no esquema delas confesso que foi a primeira vez que tive tal dificuldade e uma fonte que parece fácil.
Bom fim de semana.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema