Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Alternador de 24 voltes, 50 Amperes modificado para energia eólica

Alternador de 24 voltes, 50 Amperes modificado para energia eólica 03 Fev. 2023 22:04 #1

  • Electronick
  • Avatar de Electronick
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 2 anos
  • pt  
  • Mensagens: 18
  • Agradecimentos 1
Só lamento não ter um conta rotações, para dar o número de rotações dos vários testes que fiz, mas a olho deu para tirar conclusões. Antes de modificar o meu alternador de 24V, fiz testes de bancada e verifiquei que ele se auto excitava a partir de uma rotação já elevada, portanto sem necessidade de receber o +24V na entrada para a excitação. Sabemos que a maior parte dos alternadores que não se auto excitam, basta receber o + da bateria na entrada da excitação e somente durante 1 segundo, pois não há necessidade de ficar mais tempo, para se auto excitarem.
Com o alternador de 24V modificado no estator com 3 vezes mais em relação ao enrolamento original, fazendo os mesmos testes na bancada, verifiquei que, com muito menos rotações, ele se auto excitava o que já era esperado. Se adaptarmos este alternador para eólica, vamos ter dois inconvenientes, um é que para ele se auto excitar teríamos de ter sempre um vento moderado, o que nem sempre acontece, mesmo em locais onde há bastante vento. O outro inconveniente seria ligar o + da bateria à entrada da excitação, para que com pouco vento ele estivesse sempre excitado e assim carregar as baterias, mas vamos ter um problema, é a descarga das baterias e ainda se agravava mais, quando não há vento, o rotor estava a ser alimentado para nada e as baterias iriam perder a carga por completo.Foi retirado o regulador de origem e nestes alternadores existem 3 diodos (não são os diodos de potencia que vão carregar as baterias) estes 3 diodos estão ligados à estrela do estator e tinham a finaldade de alimentar o regulador interno para a excitação. Como na carcaça tenho uma ficha com 2 terminais, uma entrada de excitação para o rotor e a outra, o positivo dos 3 diodos provenientes do estator, liguei a saída dos diodos à entrada da excitação, sem regulador e verifiquei que o alternador se auto excitava com uma rotação não muito elevada (como disse não tenho conta rotações para dar valores exatos) mas deu para perceber que com um vento moderado ele pode auto excitar-se.
Mas fiquei com um problema, abaixo das rotações no qual se fazia a auto excitação, ele com menos vento estava girando para nada. Então com o alternador a girar com poucas rotações, liguei o +B da bateria à entrada da excitação e retirei de imediato, verificando que ficava excitado, até mesmo rodando o eixo à mão deu para acender uma lâmpada de 24V 5W embora com pouco brilho. Concluí que dava para montar o alternador com as ligações feitas do seguinte modo: ligar um temporizador, com a duração de 1 segundo e com intervalos de tempo de 10 em 10 minutos, para isso irei montar um temporizador com saída a nível alto ligado a um mosfet para entregar na excitação do alternador, uma tensão de 8V. Montar um relé de 24V entre a saída dos diodos e a massa, usar um dos contatos do relé para interromper a tensão vinda do temporizador e outro contato para desligar o temporizador. Efectuando os testes na bancada, verifiquei que com poucas rotações o relé não atracava, deixando o temporizador ligado e enviando uma tensão de 8V para a excitação com a duração de 1 segundo e de 10 em 10 minutos, ficando o alternador logo excitado com o primeiro impulso. Estes tempos são para aquelas situações de, quando não há vento ou este seja fraco e também para não existir uma descarga constante nas baterias, os tempos são mais do que suficientes e podem ser alterados conforme se pretenda. Aumentando a rotação o relé atraca, desliga o temporizador para a excitação, ficando o alternador auto excitado. Baixando a rotação o relé desatraca, liga o temporizador e começa a enviar 8V de 10 em 10 minutos para a excitação. Não convém ultrapassar os 8V porque como relé está ligado entre a excitação juntamente com a saída dos diodos do alternador, a partir de 10V o relé de 24V já atraca e isso não pode acontecer, enquanto não surgir na saída dos diodos um tensão suficiente que o faça atracar quando se der a auto excitação.
Poderá ser montado também o controlador para alternadores, ligando a saída dos diodos ao D+ e a excitação ao DF, o relé será ligado entre o D+ e a massa. Como na saída do + do alternador temos a tensão das baterias sempre presente, esta será aproveitada para alimentar o temporizador e pode ficar tudo dentro de uma caixa junto do aerogerador. É de notar que com esta modificação de 3 vezes mais do enrolamento do estator, como a secção do fio é menor, a amperagem de carga baixou para cerca de 20 Amperes. Para aqueles alternadores que não têm diodos internos, dá sempre para adaptar 3 diodos ligados ao estator para termos tensão retificada para a auto excitação e relé, também dá para alternadores de 12V, com as respetivas modificações.
Última Edição: 03 Fev. 2023 22:10 por Electronick.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema