Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Eletronica Digital, Microcontroladores, Robótica e Automação

TÓPICO: Opiniões acerca de tecnologias Wireless

Opiniões acerca de tecnologias Wireless 24 Abr. 2020 11:23 #1

Olá!

Tenho um projeto que envolve o controlo individual de fontes de luz (luminárias, luz de decoração, etc).
Essas fontes de luz são instaladas em número arbitrário e disposição arbitrária e serão controladas, uma a uma, apenas por um controlador externo.
No início ainda pensei em utilizar ligações por cabo para a comunicação, mas os preços de instalação rápidamente dispararam, especialmente para instalações de grande dimensão, portanto agora virei-me para as tecnologias wireless para a parte da comunicação entre fontes e controlador, tendo cada fonte de luz um módulo wireless, assim como o controlador.

O número de fontes de luz pode ascender às 100 unidades ligadas a um controlador, e dadas as distâncias envolvidas (1m a 100m) entre fontes, seria útil que elas funcionassem como repetidores.
No que toca ao tamanho do packet de informação, estamos a falar de no máximo 1 kB sem grande preocupação com velocidade de transmissão (1200 b/s já é bastante bom).

O espaço disponível que tenho para o circuito é uma área de 46 x 46 mm2 e cerca de 5 mm de altura.

Após pesquisar um bom tempo acerca das várias possibilidades, limitei a escolha a WiFi, Bluetooth e ZigBee e reparei que em geral, mesmo com ZigBee (a opção mais cara) toda a instalação ficava bem mais barata (o preço do material desce de 830€ para 615€ num caso de estudo realizado).

A minha escolha inicial para a tecnologia wireless foi a ZigBee, dado ser perfeita para esta aplicação: tecnologia de mesh-network para dispositivos de baixo consumo e baixo bitrate. No entanto é especialmente cara em módulos certificados, com razão.

Após recolher algumas opiniões veio ao meu conhecimento a existência do Bluetooth Low Energy (BLE) que a principio parecia ser extremamente limitado no número de dispositivos que se podia ligar, dei por um modo de mesh networking para BLE que possivelmente será ainda melhor para esta aplicação.

Dado isto queria pedir a vossa opinião acerca de ZigBee vs BLE e se tinham alguma sugestão de um módulo específico que seja aplicado nestas situações.

Obrigado pelo vosso tempo e espero poder vir contribuir para este fórum!

Opiniões acerca de tecnologias Wireless 29 Abr. 2020 15:41 #2

Desculpem a insistência, não gosto de dar bumps a tópicos, mas era importante para mim recolher algumas opiniões de modo a evitar que me metesse em gastos desnecessários, se houver alternativas mais baratas.
Obrigado novamente!

Opiniões acerca de tecnologias Wireless 29 Abr. 2020 16:23 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1558
Esta será, talvez, a próxima área que a maior parte dos técnicos vai estudar.
Confesso que ando há vários meses para estudar as várias variantes e ainda não consegui, por isso, não respondi ao sei tópico.

IOT (Internet of Things - Internet das coisas) é uma área que terá um impacto enorme quando o 5G ficar ativo.

O site tem alguma coisa nesta área(arduino, raspberry). Um membro do site fez, o ano passado, um controlador com o raspberry que usa BLE e controla uma infinidade de coisas, desde iluminação a temperatura, humidade etc etc.

Veja este projecto
www.filipeflop.com/blog/automacao-basica-bluetooth-ble-na-raspberry-pi/
Os seguintes utilizadores Agradeceram: eldorado

Opiniões acerca de tecnologias Wireless 04 maio 2020 11:38 #4

Obrigado pela resposta! Vou estudar esse módulo.
Também me surgiu a hipótese de usar um protocolo semelhante ao DCC (Digital Command Control)
Última Edição: 04 maio 2020 11:39 por eldorado.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema