Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Câmera Sem Imagem - AAHD-210DP/AAHD-310DP - Anko do Brasil

Câmera Sem Imagem - AAHD-210DP/AAHD-310DP - Anko do Brasil 19 Dez. 2019 18:53 #1

  • UedersonFR
  • Avatar de UedersonFR
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • Não somos frutos do acaso!
  • br  
  • Mensagens: 11
  • Agradecimentos 6
Olá a todos!
E eu sei que consertar câmeras de baixo custo pode não ser algo muito rentável, sendo melhor (dependendo do caso) comprar uma nova, por isso poucos se animam. Mas estes dois modelos de câmeras disponibilizadas no mercado pela Anko do Brasil são bons, embora sejam de baixo custo. Elas possuem suporte a menu OSD com acesso por UTC (você acessa as funções da câmera pelo DVR), contendo diversas funcionalidades bacanas, como WDR, limitador de ruído, blc, entre outras. E embora sejam disponibilizadas como câmeras AHD, elas possuem suporte a 4 tecnologias (AHD, TVI, CVI, e 960H), sendo acessíveis pelo menu OSD delas. Então, levando tudo isso em consideração, mais o fato de que a câmera pode ser sua (é diferente entre cobrar para consertar e consertar algo nosso), talvez valha a pena consertar ela quando o defeito não é tão grave.
Nesta postagem estarei dando uma dica de reparo que se aplica a estes dois modelos de câmera. Mas vale salientar que os modelos citados aqui são os que possuem LEDs SMD, pois existe uma versão mais antiga desses modelos com LEDs normais e um cabo com controle que possui sistema diferente.

Bom, então vamos lá. Mas quero salientar que o tópico vai ficar meio grande, pois vou abordar alguns conceitos aqui!

A câmera estava completamente inoperante (embora eu tenha colocado sem imagem no título). Tampando o sensor de luz (imagem "sensor" em anexo) na placa dos LEDs infravermelhos (simulando um ambiente escuro), nota-se que os LEDs acendem, mas não há ativação do IRC (ir-cut filter, ou filtro de infravermelho).

E caso desconheça o funcionamento do ir-cut: toda vez que fica escuro, o sensor de luz altera suas características, isso faz com que um transistor conduza na placa do infravermelho, injetando uma tensão (geralmente entre 5V, mas pode variar dependendo do projeto) à placa principal da câmera. Essa tensão é como um pulso informando ao circuito ISP (processador de imagem) que está escuro.
O ISP é o cérebro da câmera, e quando ele recebe essa tensão, faz com que uma bobina dentro do bloco ir-cut seja energizada, o que faz com que uma lâmina (geralmente de vidro) seja deslocada para cima do sensor de imagem. Essa lâmina é o filtro.
Assim que possível irei fazer um vídeo no meu canal sobre isso (www.youtube.com/user/Uederson02).

Bom, o deslocamento nessa lâmina gera um pequeno barulho. Você pode fazer um teste: tampe a frente de uma câmera que tenha ir-cut simulando ambiente escuro, e você vai ouvir o barulho interno da lâmina.
E neste caso, tampando a frente da câmera defeituosa, embora os leds infravermelhos acendessem, não era emitido barulho qualquer, o que significa não operação do ISP.
O próximo passo é verificar as tensões básicas na placa da câmera. A tensão de 3.3V, a de 2.8V, a de 1.8V e a de 1.2V (imagem "tensões" em anexo).
Estando as tensões normais, geralmente (pelo menos em 99% dos casos hehe) é problema no sistema da câmera. Ela possui uma memória flash de 8 terminais (imagem "tensões") onde fica o firmware dela. Então, tudo o que precisa ser feito é extrair a flash, gravar o firmware (segue em anexo para o ISP 310V300, arquivo "isp310v300.bin") com um gravador, e voltar a flash para a câmera.

OBS: Sei que existem as pinças para gravar flashes na placa, sem precisar extrair o componente (imagem "pinça"), mas para ser sincero, ainda não testei com essas placas, então não sei se funciona.
Anexos:
Nem todo o conhecimento humano foi ainda capaz de responder a pergunta "de onde viemos?" de forma concreta. Teorias científicas apontam algumas possibilidades, mas será que algum dia deixarão de serem teorias?
Por tudo o que diz a ciência sobre isso, minha certeza aumenta: Deus existe!
Última Edição: 19 Dez. 2019 18:55 por UedersonFR. Motivo: Falha ao enviar um dos arquivos

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema