Antenas TDT - Antenas TV

As emissões de televisão terrestre e os serviços de rádio são planeados sobretudo para os recetores que usam antenas direcionais instaladas no exterior do edifício. Todos os telespetadores, não importa o quão perto vivem da estação de origem, são aconselhados a usar uma antena externa, com atenuador ou amplificador se necessário, para ter uma receção livre de interferências se as condições da instalação o permitirem.

Os emissores existentes de TV analógica(desativados a partir de 26 de Abril 2012) podem não transmitir sinais de TV digital. Se emitirem em simultâneo TV analógica e digital (Simulcast), o recetor pode receber ambas as emissões, salienta-se o fato de que as emissões TDT estão na faixa de canais 42 a 56 UFH e as analógicas podem estar numa frequência muito diferente. O espetador pode não receber de forma satisfatória os sinais da TDT se a antena não estiver orientada para o emissor TDT e ou a antena existente não se adequar à frequência do emissor TDT.

antena tv
Antena TV utilizada
ATENÇÃO - Se a antena existente receber a frequência do emissor com um sinal aceitável
NÃO É NECESSÁRIO ADQUIRIR UMA NOVA ANTENA DE TV


Para Portugal fiz alguns testes com antenas utilizadas para anterior para tv analógica, utilizei a seguinte antena.
  • Testes para o emissor de Montejunto (PAR 210 W), linha de visão sem obstáculos, distancia em linha recta 48,5 Km, sinal de recepção BOM;
  • Testes para o emissor de Santarém (PAR 1012 W), linha de visão sem obstáculos, distancia em linha recta 40 Km, sinal de recepção BOM;
  • Testes para o emissor de Monsanto (PAR 1000 W), linha de visão sem obstáculos, distancia em linha recta 54 Km, sinal de recepção BOM.

Este tipo de antenas "Antena mista logarítmica" vulgarmente conhecida como "antena bacalhau", é normalmente uma antena preparada para receber em VHF e UHF, o seu ganho é inferior ao das antenas tipo YAGI, devem por isso ser testadas antes e verificar a qualidade de sinal recebido.

Durabilidade de uma antena externa de receção de tv.

Antenas e cabos deterioram-se ao longo do tempo causando perda ou deterioração de sinal de uma forma súbita ou progressiva. Os dispositivos e materiais que compõem o sistema de receção (antenas, cabos coaxiais, fichas, caixas misturadoras, atenuadores) , têm normalmente uma vida útil de 7 a 10 anos. Uma série de fatores podem afetar as condições de recepção de sinal:
  • qualidade dos materiais (antena, cabos, etc...);
  • uso em locais expostos;
  • entrada de água (sobretudo nas caixas de ligação dos cabos, atenuadores, misturadores e amplificadores);
  • corrosão atmosférica (zonas litorais e industriais por exemplo);
  • luz Solar.
No caso de receção deficiente devem ser verificados os materiais que constituem o sistema de receção, isto é comum a qualquer sistema de receção radioelétrico.

Direção e Polarização

A antena deve ser orientada para o emissor com a polarização correta, (polarização TDT Portugal é HORIZONTAL, no Brasil são utilizados emissores com polarização vertical e horizontal). A orientação da antena pode não ser suficiente, pode em algumas circunstâncias, ser necessário um ajuste na polaridade, este ajuste efetua-se girando um pouco a antena no seu eixo ou inclinando mais ou menos a antena. O ajuste certo para um emissor não garante automaticamente uma boa receção para outros emissores.

Antenas de Televisão

antena tdt
Antena TDT, DAT 75/45 TELEVES
Uma antena de boa qualidade é um fator fundamental para a receção de sinal isento e interferências e ruídos. A antena recomendada será aquela que se encontra dentro dos padrões de qualidade. São fundamentais os seguintes parâmetros:
  • Canal - Frequência especifica em que ocorre a transmissão, para Portugal entre os canais 50 a 69;
  • CE - Respeita a norma Directiva de Compatibilidade Electromagnética 89/336/CEE;
  • Impato visual pretendido.

A intensidade do sinal medido no fim da ligação deve ser de 45-65 dBµV para a TDT (e 60-80 dBµV para sinais analógicos), medido com um medidor de sinal TDT adequado para sinais de TDT. Para permitir que as variações de intensidade do sinal e garantir os melhores resultados, o sinal tanto para analógico e digital terrestre deve ser de 6 dB acima do nível mínimo recomendado.
Se o sinal estiver abaixo dos 45 dBµV no Multiplex TDT (um único canal), não se pode esperar um sinal consistente. No caso de receção simultânea analógico - digital (por exemplo a mesma antena fornece sinal para recetor TDT e para televisores ainda a funcionar em TV convencional) o sinal não deve exceder os 80dBµV Sinais excessivos necessitam de uma atenuador de sinal.

Antena Yagi 3 Eixos

antena yagi 3 eixos tdt
Antena Yagi 3 Eixos - TDT

Este tipo de antena assegura um elevado nível de rejeição a ruído externo devido, sobretudo, à sua elevada direcionalidade.

  • Largura de Banda UHF - Canais 21 a 69;
  • Caracteristicas Elevada direcionalidade e largura de banda, 3 eixos angulares;
  • Material- Alumínio;
  • TDT Antena adequada para recepção de sinais de televisão digital terrestre.

Antena Ikusi 3 Eixos, 17,5 Db de ganho

antena ikusi 17,5db ganho
Antena Ikusi Flashd - TDT

Este tipo de antena assegura um elevado ganho, é especialmente indicada para zonas com sinais de recepção fracos.

  • Largura de Banda UHF - Canais 21 a 69;
  • Caracteristicas Elevada direcionalidade e largura de banda, 3 eixos angulares;
  • Material- Alumínio;
  • TDT Antena adequada para recepção de sinais de televisão digital terrestre.

Antena Yagi 1 Eixo

antena tv yagi com um eixo
Antena Yagi 1 eixo - TDT

Este tipo de antena assegura um ganho um pouco inferior ás antenas de 3 eixos. O preço é normalmente mais reduzido que uma antena de 3 eixos.

  • Largura de Banda UHF - Canais 21 a 69;
  • Caracteristicas Elevada direcionalidade e largura de banda, 3 eixos angulares;
  • Material- Alumínio;
  • TDT Antena adequada para recepção de sinais de televisão digital terrestre.

Antena Amplificada Exterior

antena plana amplificada
Antena Amplificada-TDT

Este tipo de antena assegura amplificação de sinal, tem a desvantagem de necessitar de alimentação. Algumas destas antenas necessitam de alimentação direta outras, a alimentação é feita através do cabo coaxial.

  • Largura de Banda UHF - Canais 21 a 69;
  • Caracteristicas Baixa direcionalidade e largura de banda, amplificação sinal;
  • Material- caixa plástica com circuito de amplificação interior;
  • TDT Antena adequada quando se pretende um impacto visual reduzido.


Antena Interior

antena interior
Antena Interior TDT

Este tipo de antena assegura a possibilidade de receber o sinal de televisão em locais onde o sinal esteja disponível no interior dos edifícios.

  • Largura de Banda UHF - Canais 21 a 69;
  • Caracteristicas Baixa direcionalidade e largura de banda, com ou sem amplificação sinal;
  • Material- caixa plástica com circuito de amplificação interior;
  • TDT Antena adequada quando se pretende mobilidade e recepção em interiores.

Existem outros tipos de antenas que funcionam de forma eficiente, os exemplos apresentados anteriormente não significam que sejam a melhor escolha, consulte um técnico se tiver dúvidas sobre que antena deve instalar.

Degradação Imagem

Ao contrário da receção analógica (que sofre degradação progressiva), a receção de TDT está sujeita a uma série de efeitos diferentes. A receção TDT geralmente não sofre de fantasmas, mas a degradação de imagem súbita pode ocorrer em circunstâncias extremas, devido a reflexões do sinal e a interferências.

Separação entre antenas

No caso de existir mais do que uma antena devem ser instaladas no mesmo suporte com um intervalo ideal de 1 metro.

Cabo Coaxial

cabo coaxial
Cabo Coaxial

Em alguns tipos de cabo coaxial, a malha externa é insuficiente para evitar e blindar o cabo interior. Estas condições podem permitir que sinais externos indesejados possam interferir na qualidade de sinal, este tipo de interferências pode surgir tanto na TDT como na TV analógico embora de formas diferentes.

Para evitar a deterioração prematura de cabo coaxial:
  • A parte exterior do cabo deve ser devidamente protegida e não solta;
  • O cabo não deve ser dobrado firmemente em torno de cantos afiados;
  • Nos cabos externos, as extremidade devem ser seladas para proteção contra entrada de água;
  • Os cabos devem ser tão curtos quanto possível.

Terminais nos cabos coaxiais

Ficha FBS3041
ficha f cabo coaxial ficha TV cabo coaxial
Fichas para cabos coaxiais

Os terminais(fichas, conetores) do cabo devem estar perfeitamente ajustados especialmente a massa deve estar com o máximo de contato físico com a malha do cabo coaxial.

Problemas de Receção

Se existirem problemas de receção devem ser verificados as condições referidas anteriormente.
Mesmo que a intensidade seja adequada, diferentes fontes de interferência podem afetar a recepção de serviços de radiodifusão digital. No entanto, ao contrário das interferências em serviços analógicos (onde normalmente é possível identificar o tipo de interferência por parte da natureza do efeito), diferentes tipos de interferência para os serviços digitais costumam ter os mesmos efeitos:

Efeito de interferência tdt
Pixelation por interferência
  • Bloqueio ou "pixelation" da imagem;
  • Som com ruídos (apitos e/ou similares);
  • Perda total do serviço (sem foto e/ou corte do som);
  • Congelamento de imagem e/ou perda de sincronismo do som.
É importante verificar a frequência com que ocorre e se pode estar relacionada com outros eventos (Ar condicionado, termostátos, aquecimento central, geladeira, frigorifico). No caso de uma interferência externa tentar localizar a fonte com base do inicio ou fim de funcionamento de um outro dispositivo.

Condições Meteorológicas Extremas

As condições meteorológicas podem afetar substancialmente a receção do sinal.

  • Calor Extremo: Temperaturas muito elevadas podem aumentar de forma considerável a propagação possibilitando a receção simultânea de vários emissores na mesma antena. A dilatação nas zonas de contato elétrico na antena pode facilitar contatos intermitentes nas ligações entre a antena e os cabos;
  • Vento Extremo: As antenas TDT oferecem, normalmente, uma maior resistência ao vento do que as antenas convencionais. Não é invulgar que, depois de ventos com intensidade elevada, a antena se desloque da sua orientação certa para o emissor. Sempre que se verifiquem ventos de elevada intensidade verifique se a antena se encontra apontada para o emissor da sua zona;
  • Chuva e Humidade: Chuva, nuvens baixas, nevoeiro podem diminuir consideravelmente a intensidade de sinal, se a zona de receção tem um sinal baixo, este tipo de condições pode fazer com que o sinal não chegue com intensidade suficiente para uma boa receção.

Interferências TDT

A Televisão Digital é particularmente sensível a ruídos de banda larga gerados por uma variedade de sistemas elétricos, incluindo switches e termostatos em sistemas de aquecimento, refrigeração e sistemas de aquecimento. Motores elétricos utilizados nas proximidades com blindagem deficiente, tais como secadores de cabelo ou berbequins (furadeiras elétricas), podem também causar interferência, uma má ligação em qualquer parte do fornecimento de energia (um fio solto ou fusível apenas em contato) na tomada de energia (tomada de força).

Embora a interferência possa durar apenas uma fração de segundo, a perturbação para a televisão pode demorar alguns segundos até que exista uma correção, se é mais demorada, o interruptor ou termostato causador da interferência pode estar com problemas.

Linhas elétricas aéreas ou comboios (trens) eléctricos podem ser fontes de interferência e, muitas vezes podem irradiar a distâncias consideráveis. Qualquer metal pode irradiar interferência se tiver um campo magnético próximo.

Alguns equipamentos eletrónicos (computadores, recetores de satélite) podem por vezes causar interferências especialmente se estiverem muito perto da antena de televisão.

Interferência por sobreposição de canal

Interferencia por sobreposição de canal
Interferência por Sobreposição

Este tipo de interferência ocorre quando o mesmo receptor recebe o mesmo canal de duas fontes, pode acontecer quando a antena está na mesma linha de dois emissores, embora a tecnologia tenha melhorado de modo a evitar este tipode interferência, em situações pontuais é necessário atenuar o sinal. Existe uma degradação do "Bit error ratio do multiplex". Situações atmosféricas pontuais (tempestades solares, descargas elétricas atmosféricas, condições anormais de propagação) podem criar este efeito de sobreposição e posteriormente a uma perda total de sinal. Este tipo de problema está a acontecer em Portugal com alguma frequência.
Este tipo de interferência pode ainda surgir quando um dispositivo externo (DVD, VCR, VIDEOGAME) use uma frequência próxima do sinal recebido.
normalmente estes aparelhos têm um ajuste de frequência de funcionamento.

Podem existir problemas devido a deficiente imunidade dos aparelhos recetores para sinais não desejados e podem ser afetados por sinais de rádio de outros emissores autorizados, tais como:

  • Os serviços de emergência;
  • Rádios de empresas privadas;
  • Radioamadores;
  • Rádios CB Banda do Cidadão;
  • Telefones celulares (telemoveis);
  • Detetores de radar.
Os efeitos desses sinais na imagem recebida TDT são semelhantes aos efeitos de outros tipos de interferências, mau sinal por uma antena inadequada ou erros de instalação.
Diferentes fontes de interferência prejudicam os serviços digitais de forma semelhante, é por isso difícil deduzir a origem da natureza do efeito. A melhor maneira para encontrar a causa da interferência é observar o que está acontecendo nas áreas adjacentes. Embora algumas intereferências apenas sejam detectadas na TDT e o inverso (na TV analógica), algumas interferem nos dois sistemas,uma das formas para detetar a fonte é usar um rádio ou televisão analógica portátil e, com a sua movimentação tentar estabelecer a origem.

Artigos Relacionados:
Televisão Digital - TDT
Standards Televisão Digital - TDT
HDTV - TV Alta Definição
Cobertura e Mapa de Emissores
Fórum TDT - Eletronica PT ( Se Tiver dúvidas ou necessitar de apoio, utilize o fórum)