Reactância Indutiva

Da mesma forma que uma resistência se opõe à passagem da corrente DC, em corrente alterna uma bobina produz o mesmo efeito, a este efeito chama-se reactância indutiva.
A reactância indutiva mede-se em ohms e representa a maior ou menor oposição (resistência)de uma bobina à passagem da corrente alternada.

Reactância Indutiva

A fórmula de cálculo é utilizada sendo o valor apresentado em Ω(OHM)

X_L=2{Pi}fL
  • f: frequência em Hertz Hz
  • L: Bobina em Henry H

Verifica-se que existe um desfasamento de 90º entre a corrente que percorre uma bobina e a tensão aos terminais dessa bobina:
Vector tensão corrente bobina em AC

Fase entre a tensão e corrente sinusoidais numa bobina:

Vector tensão corrente bobina AC

Quando a corrente se anula (inclinação máxima), a tensão é máxima e que quando a corrente atinge os seus máximos negativos ou positivos (inclinação nula), a tensão anula-se. À razão entre o valor máximo da tensão (Um) e o valor máximo da corrente (Im) numa bobina, igual a w.L, dá-se o nome de reactância indutiva (XL):

XL = ω.L = 2π.f.L

A reactância indutiva mede-se em ohms e representa a maior ou menor oposição (resistência) de uma bobina à passagem da corrente alternada. Ao contrário do que acontece numa resistência, esta oposição varia com a frequência do sinal. Quanto maior a frequência, maior será a reactância indutiva, implicando uma maior oposição à passagem da corrente. Para a frequência nula, a reactância indutiva será também nula, correspondendo a bobina a um curto-circuito. Para frequência infinita, a reactância indutiva será também infinita, correspondendo a bobina a um circuito aberto.


Últimos Tópicos

Ficheiros Recentes

  • Sanyo M2429
    Cassette Recorder. Sanyo M2429 Service Manual - Repair Diagram