Custos Energia Solar

Sistemas Fotovoltaicos

Se tem ambições de pôr um dispositivo fotovoltaico e de desligar a energia da companhia que lhe fornece electricidade. Esta folha faz uma simulação do que pode economizar com células solares (verifique cuidadosamente todos os aspectos antes de adquirir um sistema, em todas as áreas, ROI, energia produzida versus energia consumida, custos de instalação e manutenção, estes valores podem ajudar a compreender muitos dos problemas relacionados com as energias alternativas, neste caso a energia solar fotovoltaica.

Ao incorporar a informação sobre consumo energético, o seu custo de utilização e a luz do local, esta folha ajudar-lhe-á a investigar o custo relativo ao instalar um sistema fotovoltaico que se adapte ás suas necessidades e o retorno do investimento.

Os valores são aproximados, pretendem dar uma ideia, não podem ser considerados valores exactos e absolutos

Use as teclas TAB ou ENTER para efectuar os cálculos
Utilização Eléctrica Sistema Fotovoltaico
Consumo Eléctrico Mensal (KWH) Número de horas com sol (Dia)
   Percentagem de energia a partir das baterias
Custos de ligação à rede eléctrica companhia Pico de potência máximo necessário
Custo eléctrico (Euro-Dollar-Real) /KWH Custo do sistema por watt(Euro-Dollar-Real)
    Despesas anuais manutenção
    Vida útil do sistema(anos)
Custo da produção excedente que pode vender à companhia (Euro-Dollar-Real) Custo do Sistema(Euro-Dollar-Real)

Comparando o custo da electricidade produzida por um sistema de células solares, vai concluir que desligar completamente o fornecimento de energia da companhia não ficará mais barato devido ao custo inicial de implantação do sistema, especialmente se utiliza técnicas redutoras de consumo energético (lâmpadas economizadores, bom isolamento térmico, etc etc). No entanto, a médio prazo, a economia de implantação de um sistema bem dimensionado produz uma redução de custos elevada, podendo evoluir para uma completa separação da rede externa de fornecimento de energia.

Há que considerar o aumento do custo energético a partir da companhia fornecedora de electricidade.
Pode considerar-se um aumento de 1% anual, ao fim de 10 anos o sistema solar que colocamos continua a ter o custo actual

Atenção Observo com alguma preocupação o mercado e algumas entidades estatais a promover o uso e utilização da energia solar sem existirem dados muito claros sobre o período de amortização dos equipamentos.
Supondo de que um equipamento completo tem um custo de 20.000 euros, produz +/- 20KW/dia, em quanto tempo se amortiza um investimento deste valor ? 1 KW tem o custo actual de +/- 0,11 Euros. Fazendo as contas directamente verificamos que o período de amortização é muito grande, se não existirem avarias, 10 a 20 anos. Se o objectivo é poupar..... há aqui qualquer coisa que não anda a ser explicada... façam as contas dos vossos consumos, da produção que vão ter com determinado sistema.


Ficheiros Recentes

  • Sanyo M2429
    Cassette Recorder. Sanyo M2429 Service Manual - Repair Diagram
  • Zoom G1
    Guitar Effects Pedal Zoom G1. Service Manual