Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparação de aparelhos linha branca. Máquinas de Lavar, Frio, Ar Condicionado

TÓPICO: Ferro de Caldeira FLAMA

Ferro de Caldeira FLAMA 23 Nov. 2015 02:33 #31

  • Costa.
  • Avatar de Costa.
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  •   
  • Mensagens: 14
Eu sei, tenho noção disso. A resistência já a medi e está boa, sim.
Eu estou-me a referir é que antes de o termofusível "queimar", a resistência aquecia porém não fazia vapor. Estava a questionar se o termofusivel poderia ter algo a ver com isso, penso que não porque o fusível ou está bom ou não está, certo ?? Não há possibilidade de não deixar chegar á temperatura certa para fazer o vapor, certo?

Ferro de Caldeira FLAMA 26 Nov. 2015 23:07 #32

De acordo com o meu conhecimento a única coisa que o Termo fusível faz é proteger o equipamento de temperaturas excessivas. isto é se por algum motivo o ferro aquecer excessivamente o fusível funde cortando assim a corrente a resistência.

Ferro de Caldeira FLAMA 10 Fev. 2016 00:42 #33

  • netfox
  • Avatar de netfox
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 3
Boa Noite,

Aproveito este tópico para referir uma avaria semelhante com o mesmo tipo de ferro de engomar mas no meu caso em particular, o mesmo não controla a saída de vapor. Ou seja, logo que ligo o ferro de engomar e com o nível de vapor no mínimo (na caldeira), o ferro começa logo a libertar vapor sem obter controlo no botão do ferro.

* A bomba funciona corretamente;
* O filtro anti-calcário foi substituído hoje;
* O ferro aquece bem;

o sintoma é não conseguir ativar/desativar utilizando o botão de controlo no ferro de engomar, é indiferente se pressionado ou não, o vapor não pára de sair.

Alguma ideia de onde estará o problema? Na electroválvula?

Obrigado

Ferro de Caldeira FLAMA 10 Fev. 2016 12:40 #34

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Por acaso a caldeira desse ferro não terá cheia de calcario?

Ferro de Caldeira FLAMA 10 Fev. 2016 13:22 #35

  • netfox
  • Avatar de netfox
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 3
Viva,

É bem provável!
Aliás eu diria que certamente sim.

Mas gostava de perceber como o calcário da caldeira causa a saída de vapor incontrolável.

Poderia-me p.f explicar.

Obrigado

Ferro de Caldeira FLAMA 17 Fev. 2016 11:20 #36

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Bom dia.

Não sei se já resolveu o problema, mas se ainda não está resolvido, verifique se o botão não está sempre ligado. O mais provável é a electroválvula estar colada com o calcário e não fechar o vapor.
Se medir a tensão AC na electroválvula e atuar no botão verificará logo se o botão liga e desliga e deve ouvir o tic tac da electroválvula se a mesma estiver boa. Caso contrário abra a electroválvula, e limpe o embolo.

Não é o calcário na caldeira que não deixa fechar o vapor, mas pode estar a impedir a electroválvula de funcionar.

Bino.

Ferro de Caldeira FLAMA 17 Fev. 2016 11:33 #37

  • netfox
  • Avatar de netfox
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  • pt  
  • Mensagens: 3
Bom dia Bino,

De facto ainda não resolvi o problema, mas a sua resposta é fracamente valiosa e faz todo o sentido como causa do problema. Vou abrir e ver a electrovávula e limpar o êmbolo como sugere. E ao mesmo tempo verificar a tensão na mesma. Em último caso compro uma nova e substituo.

Agradeço desde já a sua sjuda!

Abraço
Hugo

Ferro de Caldeira FLAMA 23 Ago. 2016 08:10 #38

  • Rivas
  • Avatar de Rivas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 7 anos
  • pt  
  • Mensagens: 1
bom dia,

Deixo aqui a solução para o problema (comigo funcionou no meu ferro)

Os sintomas são idênticos ao descrito, a bomba faz barulho mas não faz vapor.
(NOTA IMPORTANTE: DESLIGAR SEMPRE DA FICHA QUANDO MEXER!!)


Tubo o que fizerem é a vossa responsabilidade Claro! Só estou a deixar o meu testemunho :)

1- Desmontei a parte de baixo e comecei a testar a tubagem.
2- Desmontei o tubo que vai para o fio\cablagem (antes do tubo com mola) que vai ao ferro, liguei o ferro e pressionei o botao para puxar agua (ATENÇÃO, DEIXEI A PONTA DO TUBO PARA FORA DA INSTALAÇÃO, VAI DEITAR AGUA!)
3 - observei (no meu caso) que saía agua, logo a bomba e a tubagem ate aquele ponto estava ok!
4 - Deixei esse tubo desenfiado e desmontei a tampa que se encontra na traseira do ferro (3 parafusos) - para desmontar é necessario usar uma chave de fendas para empurrar as molas.
5 - desmontei a outra extremidade do tubo e com a ajuda de uma seringa injectei ar no tubo, não passava ar logo estava entupido.
6 - insisti com a ajuda da seringa (muita pressao) e acabou por soltar o lixo que estava a entupir o tubo.
7 - voltei a montar tudo e testei

Ficou bom :)

Relembro (MUITA ATENÇÃO A MEXER COM AGUA E ELETRICIDADE, APERTAR BEM OS TUBOS QUANDO VOLTAR A MONTAR)

Cumptos

Ferro de Caldeira FLAMA 26 Jun. 2017 16:15 #39

  • electronico
  • Avatar de electronico
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 146
  • Agradecimentos 7
Os colegas desculpem a intromissão,mas pelo aspecto é uma caldeira FLAMA igual à que neste momento tenho na bancada de trabalho.Recebi-a na quinta feira 22/6,com uma avaria em que o ferro aquece,o deposito tem água, mas ao primir o interruptor do vapor situado debaixo da pega do ferro,não sai vapor algum embora a válvula onde entra o tubo com a água(na foto)receba corrente ao primir o botão!Penso que só pode ser da válvula,mas não sei como testa-la!Alguma dica também? Obrigado e desculpem.
Tomanel

Ferro de Caldeira FLAMA 26 Jun. 2017 17:09 #40

Boa tarde. Eu faria o seguinte. Desencaixar o tubo que vai para o ferro da eletrovalvula e accionar a mesma. Se sair vapor e o ferro que está entupido se não sair e muito provável que tenha se substituir a eletrovalvula. Mais alguma questão disponha

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema